SES abre Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

publicado: 24/09/2019 18h05, última modificação: 24/09/2019 18h05
ses semana estadual de doacao de orgaos e tecidos foto roberto guedes (1).JPG

- Foto: rguedesphotos.com

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a abertura da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, em conjunto com a  Central de Transplantes da Paraíba, nesta terça-feira (24). Durante o evento, os resultados sobre o crescimento da captação e transplantes nos Estados foram apresentados, além da assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e a SES. Uma campanha publicitária com o tema “Família doadora” foi lançada, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba – Cefor-PB, que sediou o evento.

Há 10 anos a Central de Transplantes da Paraíba realiza o gerenciamento da lista de espera de pacientes, assim como os estabelecimentos credenciados para captação de órgãos e transplantes. Durante a abertura da Semana, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, ressaltou que o SUS é o maior programa de transplantes públicos do mundo, porém a captação ainda não é tão eficiente por conta da falta de informação da população. “Temos que manifestar ainda em vida, pois há uma dificuldade ainda cultural. A família naquele momento delicado acaba não permitindo que os órgãos sejam doados”, frisa o secretário. Ainda de acordo com ele, ao assumir a gestão, a Paraíba figurava entre os piores estados nos índices de transplantes e que hoje o quadro já começa a ser revertido por meio de ações integradas.

Com o objetivo de proporcionar mais agilidade à captação de órgãos, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba disponibilizou uma viatura, com um motorista 24h, para o transporte de órgãos e da equipe de captação. O compromisso foi validado por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre o CBMPB e a SES. "Quando fomos listados na primeira reunião para participar desta rede de apoio, nós concordamos prontamente, pois é uma ação para salvar vidas e o Corpo de Bombeiros está voltado para o lado humanitário e estará sempre à disposição para salvar vidas", ressaltou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Augusto de Araújo, que anunciou ainda a formação de 5 oficiais para pilotos, que atuarão no resgate aeromédico e transporte de transplantes.

De acordo com o diretor da Central de Transplantes, Luiz Cezar de Barros, os números em relação à captação de órgãos e tecidos são animadores. Nos últimos meses houve um aumento de 200% na doação, em relação a 2018. "A gente que trabalha diretamente com esse tema percebe que ainda existe uma grande desinformação por parte dos familiares, muitos mitos. Temos este trabalho diário de desmistificar o tema e sensibilizar os parentes”, relata o diretor. Só este ano foram realizados 14 transplantes, 5 captações multiórgãos e 5 Transplantes multiórgãos. Para o diretor, a elevação de dados é considerável. “Fizemos em um semestre 6 captações de fígado, equivalente ao total de todas as captações de 2018”, enfatiza.

Conforme os dados, 50% das captações de órgão foram realizadas no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Órgãos como rim, fígado e coração só podem ser retirados com a morte encefálica do paciente, ou seja, com o cérebro sem vida e o coração ainda batendo. Para tanto, é necessário fazer o diagnóstico de morte encefálica seguindo a Resolução CFM 2.173/17. O Hospital de Trauma de João Pessoa dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva, que proporciona um controle maior com condições ideais para a manutenção destes órgãos em um potencial doador.

Campanha Família Doadora - Dentro da temática de sensibilização a respeito das doações, uma campanha publicitária foi idealizada buscando ampliar as doações por parte dos familiares. A Campanha Família Doadora mobilizou todo o mercado publicitário, que disse sim à doação e colaborou gratuitamente desde a criação à veiculação. A campanha entra no ar no dia do doador de órgão, 27 de setembro e foi apresentada em primeira mão pelo diretor de criação da agência, Diego Curvelo.

“A doação ainda é considerada um tabu. Desenvolvemos esta campanha em conjunto com a SES sobre a necessidade do envolvimento da família do doador para fazer com que a família diga sim neste momento doloroso, mas que também é um momento de continuidade”, explica Curvelo. Além do vídeo, a campanha “Família doadora” conta com mídias impressas de anúncios, outbus e um site com informações sobre a doação de órgãos. A Martpet Comunicação assina a criação da campanha, a produção de vídeo da HTV e áudio da Muzak e hotsite da Soda Virtual.  O Sistema Correio, TV Manaíra, TV Arapuan, TV Master, TV Assembleia, Jornal A União, Rádio Tabajara e TV e Rádio Câmara veicularão a campanha gratuitamente.

Saiba mais sobre a doação de órgãos

O que pode ser doado?
Cartilagem, coração, córnea, fígado, intestino, medula óssea, ossos, pâncreas, pele, pulmão, rim e válvula.

Quem pode ser doador?
Todos com idade entre 02 e 80 anos e que não apresente doença comprometedora do órgão ou tecido.

Como doar?
Após o óbito, a família do doador informa ao hospital o seu desejo de doar ou entrar em contato com a Central de Transplantes.

Quem recebe os órgãos?

Pacientes que necessitam de um transplante e estão inscritos na lista de espera.