Servidores prestigiam programação da II Semana Estadual do Controle Interno

publicado: 19/02/2019 08h26, última modificação: 19/02/2019 08h27
P_20190218_085028_vHDR_On_Easy-Resize.com.jpg

Secom-PB

A palestra Processo de convergência contábil e a integridade contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF) marcou a abertura da programação da II Semana Estadual do Controle Interno (SECI). O evento é realizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). O encontro reuniu dezenas de pessoas no auditório do Sebrae, na Capital.

Destinada aos servidores públicos estaduais e municipais, a II segunda edição da SECI dispõe de uma vasta programação até o dia 22 de fevereiro, incluindo palestras e workshops com temas diversificados.

Ao abrir o encontro, o secretário-chefe da Controladoria, Gilmar Martins, destacou que é um momento de capacitação, destinado aos servidores com o intuito de recordar pontos e aspectos específicos visando o aprimoramento dos conhecimentos e atividades executadas pelos servidores.

Segundo o secretário, o próprio servidor contribuiu com as temáticas desta edição. “Ao realizar a I Semana Estadual do Controle Interno, ao final de cada dia, solicitamos que os participantes sugerissem questões, temas que pudessem ser tratados de uma melhor forma em um outro momento e assim o fizemos, trouxemos para a II SECI muitas destas sugestões”, complementou Gilmar Martins.

Segundo a superintendente da ESPEP, Luciana Coutinho, a SECI busca tratar as temáticas do encontro com quem de fato exerce este papel no Governo do Estado, de servidor para servidor. Muitos dos palestrantes são servidores da Controladoria. “Cada dia foi pensado para aquele servidor que realiza determinado trabalho no Governo. Essa semana é uma semana construída no Estado para o Estado”, pontuou Luciana.

“Esse evento foi pensado em atender os aspectos mais práticos de cada servidor. Buscamos trazer os temas que abordam questões importantes para o trabalho cotidiano de cada servidor”, destacou o secretário executivo da Controladoria, Breno Wanderley.

Durante a manhã, os servidores participantes assistiram a palestra: Processo de convergência contábil e a integridade contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAF, dividida em subtemas apresentados pela a assessora da contadoria, Daniele Cabral, a contadora geral do Estado, Cláudia Marques, o gerente executivo do SIAF, Paulo Alexandre, e pela gerente de registro contábil orçamentário, Josilene de Paula.

No turno da tarde, a programação contemplou os workshops: Atendimento de recomendações de auditoria, apresentado de maneira prática pelos auditores estaduais, Rodolfo Serrano e Gilson Peixoto; e Retenções tributárias e previdenciárias para serviços de terceirização de mão de obra e construção civil, apresentado pelos auditores Aurea Quintão e John Kennedy Ferreira