Notícias

Servidores da saúde recebem vacina contra a gripe

publicado: 02/05/2018 00h00, última modificação: 29/05/2019 16h05
1 | 2
2 | 2
ooih.jpg
2.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, iniciou nesta quarta-feira (2) a vacinação dos servidores da secretaria, do Hemocentro da Paraíba, do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A vacinação segue até a sexta-feira (4) na sede da SES.

“Os trabalhadores de saúde fazem parte do público prioritário da campanha, escolhido através de dados epidemiológicos. Estes profissionais estão mais expostos ao vírus da influenza e, sendo imunizados contra ele, minimizam sua transmissão”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara. Ela lembrou, ainda, que os servidores que não conseguirem se vacinar na SES podem procurar os serviços de saúde até o final da campanha, que encerra dia 1º de junho.

A servidora Estela Pimentel trabalha no Laboratório de Sorologia do Hemocentro e reconhece a importância da vacinação – que previne as formas graves da gripe. “Tenho contato direto com amostras de sangue e é preciso estar imune à gripe. Desde que as campanhas contra a doença se intensificaram, eu procuro me vacinar. Até já tive gripe nesse período, mas nada que me impeça de fazer as atividades do dia a dia”, comentou.

Já a auxiliar de serviços gerais Jaqueline Coutinho, tomou a vacina contra a gripe pela primeira vez. “Confesso que não ia me vacinar, mas meus colegas insistiram e disseram que a vacina é muito importante. Decidi tomar porque não quero adoecer”, disse ela.

Campanha – As atividades da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza começaram no dia 23 de abril para os trabalhadores de saúde e gestantes. No dia 7 de maio a vacinação será aberta aos demais públicos prioritários e segue para todos eles até o dia 1º de junho.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha em 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.