Notícias
Serviços oferecidos pelo Hospital do Bem são destaque em audiência pública sobre importância do Outubro Rosa
Os serviços prestados pelo Hospital do Bem e as mudanças que estão acontecendo no Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro e melhorarão o atendimento aos pacientes não apenas da unidade oncológica, mas do próprio hospital de urgência e emergência foram os principais pontos abordados pela diretora da unidade de saúde, Liliane Sena, durante audiência pública na Câmara Municipal de Patos, na noite dessa quarta-feira (31), que encerrou as ações do Outubro Rosa na cidade.
O plenário da Câmara de Vereadores de Patos foi transformado no centro de um debate oportuno e sempre atual: a questão da importância da prevenção como fator primordial na preservação da vida e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com câncer. A iniciativa do presidente da Casa, vereador Sales Júnior, reuniu profissionais da área de saúde, representantes do Grupo Amigas Viva a Vida e convidados que debateram essa temática, entre os quais o diretor da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Dr. Umberto Marinho Júnior, e a diretora do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena. A enfermeira especialista em oncologia e coordenadora do Hospital do Bem, Aretusa Delfino, também participou do evento.
Na ocasião, além de abordar a importância da prevenção, Liliane Sena ainda ressaltou a relevância da colaboração dos profissionais de saúde e secretarias de saúde dos municípios no sentido de captar as pessoas que precisam de tratamento oncológico. “O Hospital do Bem já está em pleno funcionamento, tanto para ambulatório, cirurgias e também para quimioterapia, e só recebemos pacientes regulados, ou seja, com seus respectivos tratamentos pré-agendados”, destacou ela.
O diretor da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, reiterou em sua fala que a unidade não apenas em outubro, durante a campanha, mas durante todo o ano, está atenta à prevenção do câncer de mama, realizando mamografias. Segundo ele, são feitas, em média, de 300 a 350 procedimentos/mês. Ele lembrou ainda que a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos de idade.
A luta para a construção da casa de apoio ao paciente com câncer em Patos e a felicidade de poder contar com os serviços do Hospital do Bem foram objeto das falas das representantes do Grupo Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino e Hígia Lucena.