Notícias

Serviços oferecidos pelo Hospital do Bem ao homem no Sertão paraibano são destaque na Câmara de Patos

publicado: 30/11/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 16h53
1 | 2
2 | 2
dr.-segundo.jpeg
dra.-nayara.jpeg

“Com a inauguração do Hospital do Bem, em setembro deste ano, houve um avanço significativo no atendimento da saúde do homem em Patos e região, isso porque o acesso aos exames, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata ficou muito mais acessível”. A declaração foi feita pelo cirurgião oncológico Antônio Segundo, durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos, na noite desta sexta-feira (30), que marcou o encerramento das atividades do Novembro Azul no município.

Além de Dr. Segundo, também participaram da audiência, cuja propositura foi da vereadora Nadir Rodrigues, a diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Liliane Sena, do qual faz parte o Hospital do Bem, o diretor clínico do Complexo, Dr. José Carletti Júnior, e a oncologista Nayarah Castro, que integra a equipe médica do hospital de oncologia de Patos e foi a palestrantes da noite.

O objetivo da audiência, além de marcar o encerramento do Novembro Azul, era promover um debate sobre a importância da sensibilização dos homens na busca do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Segundo Dr. Segundo, não é somente o urologista que deve ter especial atenção com o câncer de próstata. “O médico da atenção básica deve convencer os pacientes a fazerem o exame de toque, o PSA, estarem atentos a essa questão, porque por mais que se tenha urologistas, nunca esses especialistas conseguirão diagnosticar toda essa população de forma precoce. O primeiro alerta tem que ser dado pelo clínico geral”, reiterou o médico. Ele lembrou que com o Hospital do Bem, os homens do Sertão agora têm um hospital que atende câncer de próstata, inclusive nos casos que há necessidade de fazer biopsia.

A oncologista Nayarah Castro, que antecedeu Dr. Segundo nas falas, lembrou da importância da prevenção, falou sobre indicadores da doença, os tipos de tratamento e os tipos de câncer mais comuns. Ela reiterou que no Brasil, o câncer de próstata é o mais incidente na população masculina e é o segundo que mais causa mortes entre os homens. A importância da instalação de uma unidade oncológica em Patos e os serviços do Hospital do Bem também foram abordados na fala da médica que é responsável pelos atendimentos no ambulatório do hospital.