Notícias

Serviços de neurologia e neurocirurgia do Hospital Metropolitano recebem habilitação do Ministério da Saúde

publicado: 31/03/2023 17h21, última modificação: 31/03/2023 17h21
WhatsApp Image 2023-03-31 at 17.19.39.jpeg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), teve os serviços de neurologia e neurocirurgia habilitados pelo Ministério da Saúde, conforme portaria publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU), e assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com isso, a unidade hospitalar está habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurologia/Neurocirurgia, autorizada para realização de serviços de assistência de alta complexidade em neurocirurgia do trauma e anomalias do desenvolvimento; neurocirurgia da coluna e dos nervos periféricos; neurocirurgia dos tumores do sistema nervoso; e neurocirurgia vascular.

“Essa habilitação é o resultado de um trabalho árduo e comprometido de toda a equipe do hospital, e representa um marco que demonstra que estamos preparados e capacitados para realizar procedimentos de alta complexidade, com equipamentos de última geração e profissionais capacitados. A partir de agora, estamos ainda mais motivados para continuar trabalhando com dedicação e comprometimento para oferecer o melhor atendimento possível para nossos pacientes e contribuir para a melhoria da saúde pública em nosso estado”, disse Louise Nathalie, diretora geral do Hospital Metropolitano.

A habilitação leva em conta a documentação apresentada pelo Estado da Paraíba, correspondente à avaliação pela Coordenação-Geral de Atenção Especializada - Departamento de Atenção Especializada e Temática do SUS, que foi aprovada pelo ministério. “Esta portaria vem em um momento oportuno, em que a PB Saúde amplia seus serviços e a realização de cirurgias, e veio como fruto da nossa última visita à ministra Nísia, que se comprometeu em olhar para a Paraíba. Nesta reunião, reiteramos a necessidade das habilitações da alta complexidade em cardiologia, cardiologia intervencionista e cirurgia vascular, e seguimos acompanhando essa tramitação, em uma parceria junto ao Ministério da Saúde, buscando mais recursos federais para auxiliar na assistência de alta complexidade no estado da Paraíba”, disse o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra.

A portaria também estabeleceu um recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 538.308,60, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado da Paraíba.

Este recurso é destinado ao programa de trabalho do Hospital Metropolitano, com finalidade de custear ações e serviços para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade hospitalar.

Sobre o Hospital Metropolitano - O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede em Santa Rita, é uma unidade de alta complexidade referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular. A unidade é gerenciada pela PB Saúde, ofertando serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em junho de 2020, recebeu o credenciamento para a realização de transplante cardíaco pelo Ministério da Saúde. Em 26 de março de 2022, a unidade realizou o primeiro transplante 100% SUS na Paraíba, e o segundo transplante aconteceu em 18 de janeiro de 2023. Em março de 2023, o Metropolitano se tornou o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.