Serviço de Odontologia do Hospital Edson Ramalho recebe primeira turma de residentes

publicado: 11/06/2024 18h08, última modificação: 11/06/2024 18h08
IntegracaoOdonto3.jpeg
IntegracaoOdonto2.jpeg
IntegracaoOdonto4.jpeg

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado e administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu na tarde desta terça-feira (11) a primeira turma de residentes que vai integrar o serviço de Odontologia da unidade. Ao todo, seis profissionais foram recepcionadas pela coordenação do setor e demais núcleos multiprofissionais da área assistencial para receberem as orientações, normas e rotinas da casa.

As cirurgiãs-dentistas, que foram aprovadas no processo seletivo da Escola de Saúde Pública (ESP/PB), da Secretaria de Estado da Saúde, dentro do Programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (Reclio), vão atuar em dois turnos, manhã e tarde, reforçando o serviço assistencial no ambulatório, enfermarias e principalmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HSGER.

Além da Coordenação do Serviço de Odontologia do hospital, a integração contou com representantes do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Para a residente Valéria Oliveira, todas as orientações passadas pela equipe multiprofissional foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho da equipe que está chegando no Hospital Edson Ramalho. “A integração foi ótima. Foram passadas informações importantes sobre o dia a dia, a rotina no hospital. Então acho que vai agregar bastante à nossa experiência aqui. Minha expectativa é que seja uma experiência incrível, porque durante a graduação a gente não tem essa possibilidade de estar entrando no ambiente hospitalar, no ambiente de UTI, e ver de fato como é a inserção do cirurgião-dentista dentro desse cenário de prática. Então acredito que vai ser uma experiência muito rica e vamos agregar bastante conhecimento durante esse período que vamos passar aqui. Estou muito ansiosa e animada pra começar”, relatou.

De acordo com a coordenadora da Odontologia, Andreia Medeiros, a chegada das residentes é de fundamental importância para o serviço do hospital como um todo, uma vez que os pacientes vão receber um cuidado cada vez mais qualificado. “Essa integração do ensino e do serviço traz vários benefícios para os dois lados. Tanto a gente vai contribuir com a continuidade da qualificação e formação desses profissionais, que vão ter a oportunidade de entender e desenvolver habilidades técnicas de como cuidar de um paciente em alta complexidade, como também para o serviço. A gente vai ter uma ampliação do cuidado, porque são seis novos profissionais que vão integrar a equipe, vão ampliar esse cuidado”, pontuou.