Notícias
Seminário discute teoria e prática do policiamento penal
Formação policial e identidade profissional; procedimentos policiais e gestão de unidades; garantia de direitos e ética profissional; gênero e sistema penitenciário. Essas são as temáticas dos quatro painéis do II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba – Teoria e Prática do Policiamento Penal, que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, realiza no próximo dia 27, das 8h às 14h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.
O evento vai expor e debater temas relevantes que proporcionam mais conhecimentos teóricos e práticos aos policiais penais, dentro da formação continuada estabelecida pela Seap.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destaca a importância dos temas e convida os policiais penais e demais servidores a participarem do evento dedicado à Polícia Penal da Paraíba. “Pelo conteúdo dos painéis e expertise dos expositores, o seminário é, de fato, uma oportunidade relevante do ponto de vista da formação, da qualificação profissional de nossos policiais penais, portanto, quem puder deve comparecer e interagir com os painelistas”, pontuou o gestor da Seap.
Na abertura dos trabalhos, o secretário João Alves fará o lançamento do livro “Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penal da Paraíba”, coletânea escrita por 33 autoras, sendo 16 mulheres policiais penais. A obra, com 300 páginas, tem como organizadores os policiais penais Josélio Carneiro e Mazukevicz Ramon Silva, e a assistente social Cizia Romeu.
O evento constará de quatro painéis, sendo o painel I sobre Formação policial – a política estadual de educação em serviços penais: avanços e perspectivas, que terá como expositor Mazukevicz Ramon Silva, diretor da Escola de Gestão Penitenciária; seguido da exposição sobre Identidade Profissional, por Ivana Leite Ribeiro, assessora da Chefia de Gabinete.
No painel II, serão abordados os Procedimentos Policiais – o uso consciente de algemas: uma abordagem segura na prática da algemação de pessoas, por André Cirilo, coordenador da Força Tática Penitenciária. Em seguida, o tema Gestão de Unidades – o papel do gestor nas unidades prisionais será discutido por Anairis Almeida Simplício, diretora da Penitenciária Feminina de Campina Grande.
O Painel III destacará os temas Garantias de Direitos – ciclo da legislação na atividade do policial penal, por Guido Maria Ferreira, corregedor-geral da Seap; e A importância do policial penal para as políticas de ressocialização, por João Sitônio Rosas Neto, gerente executivo de Ressocialização.
Por último, o Painel IV vai debater os temas Gênero e Sistema Penitenciário – Os desafios das mulheres no Sistema Prisional Paraibano, tendo como expositora Cinthya Almeida, diretora da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão; e Representatividade feminina e experiências de gestão no Sistema Penitenciário Federal, que será abordado por Amanda Teixeira, policial penal federal diretora da Penitenciária Federal de Brasília.
No intervalo, após o segundo painel, ocorrem apresentações culturais com policiais penais. A policial penal Anna Amélia fará a leitura de crônica. Também haverá música com policiais penais instrumentistas.