Semdh e Famup lançam selo ‘Prefeitura Parceira da Mulher’

publicado: 22/03/2019 11h31, última modificação: 22/03/2019 11h31

As Secretarias da Mulher (Semdh) e da Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), lançam nesta segunda-feira (25), às 9h, no hotel Nord Luxor Tambaú, em João Pessoa, o selo ‘Prefeitura Parceira da Mulher’.

O selo tem o objetivo de estimular prefeitas e prefeitos a adotarem, efetivamente, ações, programas e políticas de direitos das mulheres. Uma pontuação será definida por meio do regulamento e a comissão de avaliação será instalada na primeira semana de abril.

“As ações vão desde a criação de equipamentos de gestão (secretarias, coordenações ou núcleos), centros de referências, até protocolos de atendimento na saúde que beneficiem otimização do pré-natal e parto humanizado, políticas para a autonomia financeira das mulheres, ações para a segurança alimentar e outros”, explica a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Segundo Lidia Moura, a construção de parcerias é fundamental para as intervenções e enfrentamento à violência com a motivação de mudar a vida das mulheres com políticas efetivas. “Agradecemos a Famup e a Sedam pela parceria, pois juntando forças vamos mais longe”, disse.

O presidente da Famup, George Coelho, defende que uma das principais bandeiras da entidade é a criação de políticas públicas estruturadas e sustentáveis. “Estamos apoiando a criação do selo, pois acreditamos que será importante para estimular o avanço na luta pela igualdade de gênero. Só teremos uma sociedade mais justa e democrática com a valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, político e cultural”.

As ações que as prefeituras planejarem para este ano devem ser listadas e enviadas para se inscreverem no programa do selo. A data ainda será definida. A premiação ocorrerá sempre em março do ano subsequente e os critérios seguirão algumas propostas de compromisso, como inserir projeto de doulas na atenção básica, realizar a capacitação de agentes comunitários para o enfrentamento à violência doméstica e morte materna, definir cota mínima de 50% de mulheres nos cargos de primeiro escalão nas gestões, criar órgãos de políticas pra mulheres, realizar feiras e espaços de comercialização para mulheres produtoras e artesãs, criar casa de passagem para acolhimento temporário de mulheres em situação de violência, entre outros.

Lançamento Selo Prefeitura Parceira da Muher

Data: Segunda-feira, 25