Semana Estadual de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes promove debate para evitar casos

publicado: 26/05/2023 12h31, última modificação: 26/05/2023 15h06
25-05-23 Cine Debate no Espaço Cultural Foto-Alberto Machado  (7) (1).JPG
25-05-23 Cine Debate no Espaço Cultural Foto-Alberto Machado  (9).JPG
25-05-23 Cine Debate no Espaço Cultural Foto-Alberto Machado  (16).JPG

A Semana Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças da Paraíba foi destaque, nessa quinta-feira (25), no Cine Debate com a exibição do filme “Onde quer que você esteja”, atividade promovida pela Secretaria de Estado do desenvolvimento Humano, por meio do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico e  Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP-PB), em parceria com Cine Banguê e Boulevard filmes.

Este ano, o tema da Semana Estadual trouxe uma reflexão: “Você não pode prever, mas pode prevenir - Educação e Diálogo – são os maiores aliados para evitar o desaparecimento de crianças”.

Instituída pela Lei 11.881/2021, a Semana Estadual tem como objetivo sensibilizar e orientar pais e familiares para evitar o desaparecimento de crianças, além de realizar ações educativas para dificultar possíveis desaparecimentos.

No Cine Debate, o defensor público e coordenador do Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude (NEPIJ) da Defensoria Pública da Paraíba, José Geraldo Rodrigues Júnior, que conduziu o debate sobre a temática do filme, enfatizou a importância de discutir esse tema que é tão invisível na sociedade.

“É importante chamar atenção da sociedade e das autoridades para refletir, debater, esclarecer a população sobre essa temática. Neste sentido, é fundamental que a população tenha conhecimento que existem órgãos que lidam diretamente com essa situação”, ressaltou.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destaca a importância dessa atividade. “Nesta oportunidade, assumimos o compromisso da estruturação de um equipamento público para o atendimento às vítimas e seus familiares do tráfico e desaparecimento de pessoas e a estruturação do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoa, em convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, explicou.

Já a coordenadora e idealizadora do Projeto LIS (Liberdade, Igualdade, Sororidade), Marina Blank, de São Paulo, que esteve na atividade, comentou que quando viu a programação, ficou interessada em saber sobre a temática.

“Eu desconhecia essa mobilização da Semana de Enfrentamento. Pensei: preciso me inteirar dessa temática, falta muita informação e o filme nos faz pensar com empatia sobre a família e outras pessoas próximas a quem desaparece. Aprendi muito com o debate, percebi o quanto nós todos precisamos nos informar, inclusive para poder enfrentar essa temática que não é só enquanto órgãos públicos, mas também precisamos fazer enfrentamento como sociedade civil”, reforçou.

Para Fabiana de Araújo Brito, técnica do NETDP, foi um espaço importante para divulgar a Semana Estadual do Desaparecimento de Crianças. “Essa ação é de grande relevância. É fundamental trazer para a sociedade e os demais órgãos a discussão, divulgação e orientação sobre o temática” comentou.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, 1, 2 milhão de meninos e meninas desaparecem a cada ano no mundo. No Brasil a média é de 40 mil e 50 mil. Já o Ministério Público da Paraíba, em 2021, acompanhou 96 casos de desaparecimentos, sendo 19,72% de crianças e adolescentes, com até 17 anos. O desaparecimento pode ocorrer de quatro maneiras: voluntário, involuntário, forçado e político.

CANAIS DE DENÚNCIAS:
www.delegaciaonline.pb.gov.br