Semana do Agente Penitenciário encerra com entrega de equipamentos e homenagens

publicado: 05/07/2018 00h00, última modificação: 15/05/2019 09h51
AGENTES34.jpg

A Semana do Agente Penitenciário foi encerrada na tarde desta quinta-feira (5), em solenidade no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. O evento reuniu centenas de agentes penitenciários e homenageou aqueles que se destacaram em suas funções. Na ocasião, foi anunciada a aquisição de 700 pistolas para o sistema penitenciário, no valor de R$ 1,6 milhão, bem como foram entregues 13 viaturas e 1.493 coletes balísticos, além de modernos Rádio de Comunicação HTs.

Na aquisição de dez viaturas modelo F-4000 o Estado investiu R$ 2 milhões 947 mil reais. Outras três viaturas foram doadas pelo Departamento Penitenciário (Depen). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), ainda investiu R$ 1,5 milhão na aquisição dos 1.493 coletes balísticos; R$ 500 mil em novo sistema de rádio digital; R$ 416 mil na compra de 1.800 kits de fardamento para agentes penitenciários e R$ 300 mil em instrumento não letal tipo spray. Mais R$ 11 milhões foram aplicados nas reformas de diversas unidades prisionais.

No dia 13 de julho, será entregue a nova Penitenciária Feminina de Patos, com 120 vagas. Fruto de uma permuta feita com a FIP – Faculdades Integradas de Patos, o presídio representa um investimento de R$ 6 milhões. Está em tramitação no Depen o projeto para construção do Complexo Prisional de Gurinhém, com 784 vagas. R$ 33 milhões do Depen já estão assegurados.

Ao comentar sobre as homenagens, o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza, avalia que o prêmio “é o reconhecimento do trabalho do agente penitenciário; em mais um ano consecutivo o agente conseguindo atingir as metas estabelecidas pelo governo e essa premiação brinda essa semana de festividade em comemoração ao Dia do Agente Penitenciário”.

Ele agradeceu a presença dos agentes na solenidade de encerramento da Semana do Agente Penitenciário e disse ter ficado emocionado pelo significado do evento que pela primeira vez reuniu tantos agentes penitenciários. “Uma solenidade muito bonita, um evento marcante, digno da grandeza do sistema penitenciário”, afirmou, acrescentando que “é muito bonito quando nós vemos essa união, essa vontade de crescer com categoria e com profissionalismo ao longo dos anos”.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representando o governador Ricardo Coutinho, anunciou que mais uma vez os agentes penitenciários conquistaram o Prêmio Paraíba Unida pela Paz, por alcançarem metas estabelecidas nas unidades onde não houve fuga nem morte. “Os agentes penitenciários se integram dentro de um sistema e eles bateram metas, vão receber inclusive o bônus Paraíba Unida pela Paz, que é uma lei instituída pelo governador Ricardo Coutinho, premiando o servidor da segurança pública que atingem metas e isto é significativo, uma forma de reconhecer a sua missão”, ressaltou.

O secretário executivo da Seap, João Paulo Ferreira Barros, que também é agente penitenciário, afirmou que “esse processo de transformação, de aperfeiçoamento, não pode parar, confiar primeiramente em Deus e depois na força do trabalho”.

O juiz das Execuções Penais de João Pessoa, Carlos Neves, avaliou o momento atual do sistema penitenciário da Paraíba. “Esse é um momento em que a gente está começando a contemplar algumas conquistas e com relação à ressocialização são vários projetos não só da própria Seap, mas também em parceria com diversas entidades e com o Poder Judiciário. Nós temos que ter uma visão comum de sempre melhorar o sistema penitenciário, é isso que nós buscamos e estou feliz em fazer parte desse momento e dar uma parcela de contribuição. Eu parabenizo a gestão penitenciária e espero que nós possamos avançar conjuntamente”, enfatizou.

A diretora da Penitenciária Feminina de Patos, Cláudia Shymenne, foi uma das agentes contempladas com o certificado de honraria funcional e compôs a mesa das autoridades. “O secretário tem olhado mais para nós, nos ajudando a crescer, a melhorar a nossa classe e assim a gente vai cada dia nos aprimorando mais”, observou.

A viúva do agente penitenciário Antonio Nilton, assassinado recentemente, a senhora Weddmar do Nascimento, recebeu uma placa em memória do marido. Ela agradeceu a homenagem e afirmou que está orando por todos os agentes. O secretário Cláudio Lima pediu um minuto de silêncio em memória ao agente Nilton e a quatro policiais mortos esse ano.

Os deputados Trócolli Júnior e João Gonçalves representaram a Assembleia Legislativa na solenidade. O público presente pôde visitar no mezanino a exposição de equipamentos táticos e conhecer as novas viaturas da Seap destinadas a transporte de apenados, expostas na Praça do Povo do Espaço Cultural.

O último dia da Semana do Agente Penitenciário começou com um café da manhã servido pela Igreja Universal. A confraternização aconteceu no Memorial da Secretaria da Administração Penitenciária com a presença do secretário Sérgio Fonseca, do secretário executivo João Paulo Ferreira, do bispo Miguel Soares e dezenas de agentes penitenciários, além de demais servidores da Seap.