Semana de Enfermagem é comemorada na Rede Hospitalar Estadual

publicado: 13/05/2019 16h21, última modificação: 13/05/2019 16h21

Os hospitais da rede estadual – um total de 32 – estão promovendo diversas ações na Semana de Enfermagem, numa realização da Secretaria de Estado da Saúde. Algumas atividades tiveram início no dia 2 e se prolongam até o dia 22 de maio. Durante os eventos, são realizadas palestras com diversos temas, a exemplo do “exercício profissional e ética”; “avanços e desafios da enfermagem” e “perspectivas das novas epidemias”. Além disso, são promovidas atividades de capacitação e reconhecimento da importância do profissional. Este ano, a Semana tem como tema: “Enfermagem: um olhar para quem cuida”.

“O objetivo da Secretaria com as Semanas de Enfermagem é resgatar a valorização desta profissão que é entendida como a arte do cuidar. É também destacar um olhar da ciência da enfermagem com a grande contribuição na Saúde Pública a partir de Florence Nightingale. Então, é importante o envolvimento de toda a rede nas ações voltadas aos profissionais da enfermagem”, disse a secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, que é enfermeira.

A Semana de Enfermagem é promovida neste período porque no dia 12 de maio comemora-se, mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938, pelo Presidente Getúlio Vargas.

Clementino Fraga - O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, na capital, iniciou a programação nesta segunda-feira (13), e constará de várias palestras sobre “Perspectivas das novas epidemias no contexto sociopolítico atual”; “Síndrome de Burnout” e “Preparo e administração de medicamentos”. Ainda será promovido um dia “Cuidando do cuidador”, com massagens relaxantes, terapias complementares, maquiagem, cabelo, etc. As ações serão realizadas até a próxima sexta-feira (17).

De acordo com a programação, nestaa terça-feira (14), a partir das 13h30, o tema abordado pela enfermeira da Comissão de Pele do CHCF, Rebeca Rocha, está ligado ao ‘Preparo, Administração de Medicamentos e Validade de Dispositivos’. Na sequência, o coordenador do Departamento de Processo Ético do Coren-PB, José Gomes da Silva Júnior,  fala sobre Exercício Profissional e Ética.

A Síndrome de Burnot será debatida na quarta-feira (15), a partir das 13h30, no auditório do Clementino Fraga. Complementando a tarde, haverá apresentação da Cia da Saúde e do Sorriso que, com toda sua irreverência e bom humor, deve trazer muita alegria aos profissionais. A quinta-feira (16), das 8h às 16h, será o ‘Dia Cuidando do Cuidador’, quando as profissionais da enfermagem do CHCF terão à disposição alguns serviços gratuitos de maquiagem, cabelo, terapias complementares e massagens.

Na sexta-feira (17), o encerramento da programação vai ter, a partir das 14h, a palestra proferida pelo Conselheiro Federal de Enfermagem, Ronaldo Miguel Bezerra, com o tema ‘Enfermagem Avanços e Desafios’. Na sequência, o encerramento contará com sorteio de brindes e um coffee break servido aos profissionais.

Outras unidades - No Hospital General Edson Ramalho a programação também foi iniciada nesta segunda (13), pela manhã, para funcionários e usuários com abordagem para adesão à lavagem das mãos. As atividades seguem até o próximo dia 20. Durante a programação, serão realizadas verificação de pressão; auriculoterapia; musicoterapia; palestra sobre doenças psicossomáticas.

A programação do Hospital de Trauma de Campina Grande começou nesta segunda (13) e prossegue até o dia 15 com palestras sobre “Segurança do paciente cirúrgico – assistência de enfermagem frente às novas tecnologias”; “Boas práticas em enfermagem: cuidado seguro e ético”; “Preparo e esterilização de materiais médicos hospitalares”, entre outros. Serão promovidos ainda sorteios de brindes, coffee break e massoterapia.

No Hospital Regional de Itabaiana a programação terá início nesta terça-feira (14) e vai até o dia 17, com atividades lúdicas, coffee break e palestras sobre “Protocolo sobre segurança do paciente”; “A história da enfermagem e seus desafios nos dias atuais” e “Assistência nos cuidados pré e pós-operatório”.

No Complexo Pediátrico Arlinda Marques, na capital, dentro da Semana de Enfermagem, está ocorrendo uma vasta programação com vários temas, a exemplo de segurança do paciente. Começou desde o último dia dois e vai até o dia 31, com palestras; campanha de higiene das mãos e outras atividades, a exemplo das “reflexões sobre a saúde mental dos profissionais” e “melhorando a qualidade do banho no leito”.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) possui 3.770 profissionais de enfermagem, sendo 1.204 enfermeiros; 2.369 técnicos e 197 auxiliares de enfermagem.