Notícias

Semana da Criança: Complexo Pediátrico Arlinda Marques recebe Projeto Laboratório Encantado

publicado: 09/10/2024 18h01, última modificação: 09/10/2024 18h01
WhatsApp Image 2024-10-09 at 10.59.44 (1).jpeg

Até a próxima sexta-feira (11) os pacientes e acompanhantes do Complexo Pediátrico Arlinda Marques terão acesso a atividades lúdicas e educativas. Durante a Semana da Criança, as duas unidades da instituição recebem o projeto Laboratório Encantado, com uma trupe de teatro itinerante que atende aos hospitais do SUS de todo o País. Dentro da programação estão espetáculos teatrais, oficinas de criação e distribuição de kits educativos contendo livros e materiais para estender aprendizados.

As ações serão realizadas tanto no complexo que abriga os leitos de internação, urgência e emergência, no bairro de Jaguaribe, quanto na unidade da Torre, onde estão sendo realizados os atendimentos ambulatoriais.  O projeto percorre os leitos e recepções da unidade com uma equipe musical e realiza interações com as crianças e adultos que acompanham os internos. Para a estudante Maria Raissa, que está há pouco mais de 1 mês acompanhando a filha Maria Cecília, de 11 meses, o momento de descontração ajuda a deixar o ambiente hospitalar mais leve.

“Estamos na quinta internação dela e passamos muito tempo aqui e esse momento fez uma diferença muito grande. É muito importante para as crianças que passam o dia todo aqui em tratamento, ter uma surpresa dessa, alegra a ela e a mim. É sempre muito difícil ver o filho internado e hoje ver ela sorrindo foi muito bom”, declarou .

Já para a mãe de Emanuela Morais, a estudante de enfermagem Mariana Morais, esse momento, além de trazer brincadeiras e música, trouxe um cunho educativo, que fez lembrar o período de escola da filha com as tarefas e socialização das crianças. “Estamos há três meses internadas aqui e uma das coisas que minha filha sente falta são as tarefas de pintura, colagem, as atividades da escola, sabe? Quando ela recebeu o caderno de leitura e o projeto de arte para pendurar na porta do quarto, ela ficou feliz demais, nem quis mais saber das outras coisas” ,  frisou a mãe.

O Complexo Pediátrico Arlinda Marques realiza ações de humanização para as crianças dentro da rotina. As unidades contam com brinquedoteca e equipe especializada para acompanhar as crianças durante a internação. Para o diretor geral da unidade, Daniel Gonçalves, o projeto vem para somar com as atividades já realizadas e que são intensificadas no mês da criança, em outubro.

“É cientificamente comprovado que atividades recreativas dentro do ambiente hospitalar contribuem para o bem-estar das crianças e podem ajudar no tratamento e recuperação do paciente. Tudo é realizado dentro das devidas normas de segurança do paciente e quadro em que a criança se encontra. E poder receber um projeto que atende ao SUS, ser selecionado para abrigar as atividades educativas, é gratificante para nós enquanto gestão que acreditamos na humanização e em tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor ”, reitera o diretor.

A coordenadora do projeto, Maysa Lepique, explica o intuito de trazer cultura e arte para os hospitais infantis de todo o País.  “O projeto atende uma população que nem sempre tem acesso à atividade cultural. A maioria dessas crianças internadas assiste a uma peça teatral com atores profissionais pela primeira vez, e durante as oficinas são estimuladas à criatividade, cognição e leitura, o que pode contribuir para a abertura de um novo universo”. Afirma.

O projeto Laboratório Encantado teve início na segunda (7) no Complexo Pediátrico Arlinda Marques e ficará até a sexta-feira (11). Para atender crianças em estado clínico mais delicado, as atividades são adaptadas com tipos de interação diferentes.  Já nas oficinas criativas, as crianças são estimuladas a confeccionar dinossauros articulados, varal com sistema solar, teatro de sombras com animais marinhos, entre outras curiosidades.  O projeto deixa ainda para cada criança o Kit Ciência, contendo uma mochila com o livro “Laboratório Encantado”, produzido para a ação pela Editora Evoluir e diversos materiais para prolongar a experiência e os aprendizados das oficinas, após receberem alta ou mesmo permanecendo em ambiente hospitalar.