Notícias

Sejel firma parceria para promoção de cursos na área de economia criativa para jovens paraibanos

publicado: 18/11/2021 11h28, última modificação: 18/11/2021 11h35

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer pactuou, nesta quinta-feira (18), uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a Fundação Roberto Marinho e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) para realização de cursos na temática da economia criativa para os jovens paraibanos em situação de vulnerabilidade social. 

São 37 cursos ofertados nos eixos de patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais, bem como temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos são gratuitos e de curta duração, com aulas on-line e serão realizados através da "co.liga", que é uma escola livre, de abrangência nacional. Os interessados já podem se inscrever por meio do site: https://coliga.digital/ . 

Os jovens participantes farão parte de uma rede de co.ligados e terão acesso a palestras, aulas abertas, debates, entrevistas e programação cultural on-line para a ampliação de sua formação. Os alunos receberão o certificado de conclusão após realizarem os cursos e seus certificados ficarão disponíveis em seu perfil na rede de co.ligados.

A secretária executiva de Juventude da Paraíba, Rafaela Camaraense, destacou a importância do projeto para os jovens do estado. "O co.liga é um projeto inovador e que vem para ajudar os nossos jovens mais vulneráveis socialmente a encontrarem perspectivas em meio ao momento difícil que vivemos. Toda uma rede de profissionais capacitados estarão à disposição da juventude paraibana, trabalhando a inclusão produtiva. Quanto mais os jovens avançarem no estudo dos cursos, mais eles terão oportunidades na rede, recebendo mentoria, com acesso a editais exclusivos e também a oportunidades de emprego e isso nos deixa muito felizes, por esse motivo, pactuamos esta importante iniciativa", afirmou.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, salientou a importância do projeto e a abrangência que se pretende alcançar com a realização do co.liga. "A nossa rede co.liga é um espaço para o fortalecimento das diversas redes de apoio às juventudes. O objetivo maior é conectar todos esses jovens de nosso país com profissionais e empresas. A nossa meta é alcançar cerca de 25 mil jovens só no primeiro ano do programa. O Conjuve junto com seus parceiros tem se desdobrado para fazer com que a juventude brasileira tenha dias melhores e com mais oportunidades", frisou.

co.liga - O lançamento aconteceu no dia 12 de novembro, às 18h, com a transmissão ao vivo, a partir do Museu de Arte do Rio, por meio de um pequeno festival cuja programação articulou a produção cultural realizada em diversos territórios do país com debates sobre o campo da economia criativa e sua importância como possibilidade de inclusão produtiva das juventudes.

Para mais informações sobre o programa, tanto gestores de juventudes quanto os jovens podem entrar em contato com a Secretaria Executiva de Juventude da Paraíba, pelo e-mail: executivajuventude@sejel.pb.gov.br  e também acessar o Instagram oficial do co.liga que é o @coliga.digital, onde tem todas as informações disponíveis acerca dos projetos da rede.