Notícias

Seira: capacitação marca encerramento do calendário da Aesa em 2024

publicado: 18/12/2024 17h29, última modificação: 18/12/2024 17h29
WhatsApp Image 2024-12-17 at 09.57.52.jpeg

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a última capacitação do calendário de 2024 foi realizada nessa terça-feira (17), seguindo o Plano Estadual de Recursos Hídricos. O curso “Seira - Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos e Suas Potencialidades” reuniu cerca de 150 pessoas, incluindo representantes de 12 estados, com transmissão via Google Meet e YouTube.

O evento foi aberto pelo presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, que destacou o marco histórico do ano. “Fechamos com chave de ouro com a capacitação sobre o Seira, uma ferramenta de suma importância para uma gestão de recursos hídricos mais qualificada. Em 2024, capacitamos quase duas mil pessoas, envolvendo todos os 27 estados brasileiros, em 22 eventos realizados”.

Desenvolvido pela Aesa, em parceria com o Projeto Cooperar e apoio do Banco Mundial, o Seira é uma ferramenta inovadora que oferece previsões detalhadas e alertas sobre secas, inundações e outros eventos extremos. Em fase final de implantação, o sistema já se consolida como um instrumento essencial para a gestão de riscos climáticos e agrícolas no estado, com dados em tempo real disponibilizados em um portal público.

A capacitação foi ministrada pelo gerente de Hidrometeorologia e Eventos Extremos, Alexandre Magno, e pela subgerente de Meteorologia, Carmem Becker. Entre os participantes, estavam conselheiros estaduais de recursos hídricos, membros de comitês de bacias, técnicos e estudantes interessados nas potencialidades do Seira.

O encerramento foi conduzido pelo diretor de Operações da Aesa, Beranger Araújo, que reforçou o compromisso da agência com a modernização da gestão hídrica.