Segurança intensifica operações contra homicídios, roubos e tráfico de drogas na Paraíba

publicado: 24/04/2019 10h28, última modificação: 29/04/2019 12h22

Intensificar ações de prevenção e repressão qualificadas à violência no Estado, assim como realizar operações integradas nas regiões de João Pessoa, Campina Grande e Patos, para redução de assassinatos, roubos e tráfico de drogas. Essa foi a pauta da reunião realizada, nessa terça-feira (23), entre o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, o secretário executivo, Lamark Donato, e o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, entre outros gestores.

Os encontros semanais definem as estratégias de enfrentamento ao crime, a partir de relatórios de análise criminal produzidos pela pasta.

De acordo com o secretário Jean Nunes, foram discutidas ainda questões referentes à realização de reuniões semanais e integradas entre os gestores dos territórios definidos pela Lei Complementar 111/2012, que dividiu o estado em Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública. “Os encontros consolidam o diálogo entre as instituições e o planejamento necessário aos trabalhos que propomos, de combater principalmente os crimes contra a vida e contra o patrimônio na Paraíba, com a realização de pelo menos uma operação por mês nas 22 Áreas Integradas, e o acompanhamento do percurso das informações, garantindo dados e a produção de conhecimento”, frisou.

Outro ponto discutido foi o fortalecimento da Força-tarefa de enfrentamento aos crimes contra instituições financeiras, criada este ano, e que contabiliza 18 prisões de suspeitos de integrar quadrilhas especializadas em ataques a banco na Paraíba e em outros estados de janeiro a março. “No 1º trimestre de 2019, tivemos uma redução de 72% nas ocorrências desse tipo, com nove casos contabilizados, contra 33 no mesmo período de 2018”, destacou Jean Nunes.