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SEECT realiza Censo dos Profissionais da Educação para atualização de cadastro

publicado: 17/11/2021 16h17, última modificação: 17/11/2021 16h17

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba promove, nesta quinta-feira (18) às 18h, no canal do YouTube da SEECT-PB, uma live de lançamento do Censo dos Profissionais da Educação. A transmissão contará com a participação do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; e da secretária executiva de Administração, de Suprimentos e Logística da SEECT-PB, Elis Barreiro; e do gerente executivo de Recursos Humanos da SEECT-PB, Luismar Cândido Nascimento. 

Todos os servidores da pasta estão sendo convocados para realizar uma atualização de cadastro profissional, que deve ser efetivada entre os dias 19 e 28 de novembro, por meio do link https://censo.see.pb.gov.br. Os dados serão utilizados tanto para adequação dos vencimentos que são pagos por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), quanto para implementação de um novo sistema de gestão de pessoas que vai integrar professores e profissionais administrativos de toda a SEECT-PB.

Novo Fundeb - A secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística da SEECT-PB, Elis Barreiro, comentou que o Censo da Educação 2021 surgiu da necessidade de atualizar os dados dos profissionais que compõem a Secretaria, a partir de uma mudança na destinação de recursos do Fundeb. 

“Anteriormente o Fundeb só poderia ser utilizado para o pagamento dos salários dos professores. Com o novo Fundeb, o nome magistério desaparece e entra ‘profissionais da Educação’. Dessa forma, todos aqueles profissionais que têm formação nas áreas pedagógicas poderão ter seus salários pagos por meio de recursos do Fundo. Profissionais de outras áreas não podem receber, mesmo estando lotados na pasta da Educação. Por conta disso, precisamos atualizar os dados de todos os servidores para fazer essa adequação”, explicou a secretária.

Novo Sistema de Gestão de Pessoas - Outro objetivo da atualização cadastral dos profissionais da SEECT-PB é a unificação de um sistema de gestão de pessoas, que integre tanto os funcionários das escolas, como professores, alunos e gestores, e os demais profissionais administrativos que atuam na sede da Secretaria. De acordo com a secretária Elis Barreiro, a unificação trará benefícios e melhorias técnicas aos profissionais.

“Atualmente nossos sistemas de gestão são feitos parte pela plataforma Saber e parte pela plataforma SAP. Com esse novo sistema que está sendo desenvolvido, será possível integrar professores, alunos e demais profissionais, fazendo separação de turmas e outros registros de recursos humanos, todos concentrados em uma só base de dados”, comentou a secretária executiva.

Prazos - Elis Barreiro ainda frisou que é de suma importância que todos os funcionários respondam o questionário o mais rápido possível, para que os dados possam ser encaminhados tanto ao Governo Federal, quanto possam ser implementados na nova plataforma de gestão de pessoas da SEECT. 

“Daremos 10 dias para que os profissionais respondam o cadastro. Importante destacar que os funcionários só poderão responder após submeterem dados referentes à vacinação contra a Covid-19, para fazermos esse balanço também. Quem não responder, ficará em pendência cadastral junto à Secretaria de Estado da Administração”.

 

Os recursos do novo Fundeb precisam ser utilizados pelos Estados para implementação da Educação Básica, sendo 70% destinado a pagamento de pessoal e os outros 30% a demais gastos, como infraestrutura. A destinação dos recursos está definida na Lei 14.113/2020 e é obrigatória.