Sedh reúne comitê e discute inclusão da população em situação de rua

publicado: 18/07/2019 16h50, última modificação: 18/07/2019 16h51
sedh comite que discute inclusao da populacao de rua foto luciana bessa (3).JPG
sedh comite que discute inclusao da populacao de rua foto luciana bessa (4).JPG
sedh comite que discute inclusao da populacao de rua foto luciana bessa (1).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) reuniu, nesta quinta-feira (18), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua). Com a presença de representantes da gestão estadual e de outras instituições e esferas do poder público, assim como representantes da sociedade civil, a reunião discutiu o desenvolvimento da política de inclusão da população em situação de rua no estado da Paraíba.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 38.895 de 2018, o Comitê é um espaço coordenado pela Sedh para pensar e fortalecer essa política. “O estado tem o papel de monitorar, assessorar, realizar formação e avaliar a política de assistência social e nessa os serviços destinados ao atendimento da população em situação de rua”, enfatiza Madalena Dias, gerente executiva da Proteção Social Especial da Sedh.

Sobre os desafios dessa política, o procurador de Justiça e coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público, Valberto Lira, destacou que “um grande desafio no monitoramento efetivo dessa política pública é o fato de não sabermos qual o número dessa população, onde ela está, o que ela necessita? Quando tivermos isso, poderemos dar um contributo inclusive nesse comitê porque nós teremos como incentivar, sugerir e monitorar”.

Na reunião, foram apontados alguns destaques no texto do decreto que institui a política e o comitê, sendo encaminhadas alterações em seu texto. Foi também encaminhada a elaboração de um instrumental padronizado pactuado entre os municípios e universidades que norteará a construção de um diagnóstico da população em situação de rua. Por fim, foi proposta ainda a realização de um Seminário que reflita a Política de Inclusão da Pessoa em Situação de Rua no estado da Paraíba seus desafios e ações.

Para Joilma Oliveira, assistente social da Alta Complexidade e representante da Sedh no Comitê, alguns avanços podem ser observados. “A participação efetiva do comitê nas reuniões convocadas pelo Ministério Público vem estimulando a criação de comitês municipais, como aconteceu na cidade de João Pessoa. O Comitê também propôs ao Ministério Público a criação do fórum sobre a Política de Inclusão da População em Situação de Rua, que já será realizado no próximo dia 14 de agosto com os municípios da região metropolitana de João Pessoa”, enfatiza a profissional.

O coordenador do Centro Pop do município de Cabedelo, Williams da Penha Silva, relatou a importância do Comitê para quem está na execução da política. “No dia a dia, nós sentimos as dificuldades e barreiras que são encontradas no diálogo com outros serviços. O comitê faz essa articulação maior abrindo portas para os serviços darem certo e para que o objetivo central aconteça, que é a saída da situação de rua do nosso público atendido”, observou.