Sedh recebe assessoramento técnico da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania

sedh apoio tecnico sec nacional de renda e cidadania (8).JPG
sedh apoio tecnico sec nacional de renda e cidadania (9).JPG
sedh apoio tecnico sec nacional de renda e cidadania (2).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) recebeu, nesta terça (18) e quarta-feira (19), uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), do Ministério da Cidadania (MC).

O objetivo da visita foi prestar assessoria e apoio técnico à equipe da coordenação estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família sobre as ações intersetoriais junto ao Comitê Estadual Intersetorial, desenvolvendo assim um dos eixos do programa que é o trabalho intersetorial entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Na terça-feira (18), a reunião foi realizada entre os técnicos da Senarc e a equipe da coordenação estadual do Cadastro Único e Bolsa Família da Sedh. Já nesta quarta-feira (19), também participaram da reunião de assessoramento os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e da coordenação municipal da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Município de João Pessoa.

A gerente executiva da Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Andréa de Oliveira, destacou a importância do assessoramento dos técnicos. “É sempre um desafio trabalhar a questão da intersetorialidade e o apoio técnico oferecido nas reuniões vem contribuir com o trabalho dessas três grandes secretarias que coordenam o Programa Bolsa Família, cada uma em suas competências. As orientações dos técnicos também vieram contribuir na construção de uma programação prevista para o segundo semestre com as equipes municipais do programa para que este tema da intersetorialidade deixe de ser um mito e passe a se efetivar nas esferas municipais e no estado”, enfatizou Gilmara

Para Heloisa Egas, diretora do Departamento Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, considerou que essa iniciativa de visitar os Estados é importante para trazer um pouco mais de elementos para construir a intersetorialidade sobre o programa Bolsa Família, como qualificação e aprimoramento do papel da assistência social no acompanhamento das famílias que são beneficiárias do Bolsa Família . "A assistência social não é uma condicionalidade do programa, mas tem o dever de acompanhar as famílias quando elas entram em uma situação de descumprimento dessas condicionalidades", avaliou a diretora substituta.

Márcio Fernandes Mauricio, coordenador geral de Apoio à Gestão Descentralizada do Bolsa Família, vinculada à Senarc, comentou que a vinda à Paraíba é principalmente trabalhar a rede colaborativa de gestão que envolvem os setores da Assistência, Educação e Saúde, um  trabalho em conjunto para fortalecer a gestão do Bolsa Família, pensando sempre na família não fragmentada. “O Estado vem demonstrando alto rendimento na qualidade da gestão estadual do programa, com indicadores que superam até a média nacional, então a gente veio participar da reunião intersetorial estadual, a nossa intenção é levar as experiências do Estado para outros Estados", destacou.