Sedh realiza primeira reunião da CIB para apresentação do novo organograma

publicado: 15/02/2019 18h02, última modificação: 15/02/2019 18h02
Sedh Reuniao do CIB - fotos Luciana Bessa (8).JPG

Fotos: Luciana Bessa

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) sediou, nesta sexta-feira (15), a primeira reunião do exercício 2019 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas), tendo como principal ponto de pauta a apresentação do novo organograma da Secretaria.

Na ocasião, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, lembrou o momento e a conjuntura por que passa o país, classificando de desmonte principalmente da Política de Assistência Social. E destacou: “A CIB pactua juntamente com os secretários municipais a Política de Assistência Social e a Secretaria sai na frente elaborando e adequando sua estrutura organizacional, e situando as funções essenciais da gestão do Sistema Único de Assistência Social. Então, além de termos uma Secretaria Executiva só para a Assistência Social, organizamos a área finalística, contemplando funções essenciais como: a gestão do trabalho, a regulação, as proteções social básica e especial, e a vigilância sócio assistencial, tudo isso com uma diretoria do Sistema Único, que também exercerá a gestão e o funcionamento de todas as áreas da Secretaria”.

Para a ex-diretora do Sistema Único de Assistência Social da Sedh, Patrícia Larrissa, “com o novo organograma a Sedh torna-se uma Secretaria organizada e dotada de todos os mecanismos criados para enfrentar as possíveis mudanças que virão desse momento político e econômico do país. E a apresentação desse organograma na reunião da CIB, que é um espaço de discussão e interlocução, onde as decisões são sempre pactuadas, é muito importante e um marco histórico”.

A CIB reúne gestores estaduais e municipais da Política de Assistência Social, sendo um espaço de efetivação das negociações e pactuações entre Estado e Municípios para operacionalização da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Comissão reúne-se mensalmente e é composta por 14 membros, sendo sete representantes do Governo Estadual e outros sete representantes dos municípios.

A secretária municipal de Desenvolvimento Humano de Itaporanga e presidente do Coegemas, Naura Ney Lima Ferreira de Carvalho, fez uma avaliação positiva, ressaltando que “mais uma vez a Paraíba sai na frente, adequando com esse novo organograma as funcionalidades real e legal, tornando-se referência nacional, que será levado aos municípios para que possam organizar seus próprios organogramas dentro do que prevê a Lei do SUAS”.