Notícias

Sedh realiza ação de conscientização para marcar Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

publicado: 18/05/2023 17h52, última modificação: 18/05/2023 17h53
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-05-18 at 17.22.51 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-18 at 17.22.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-18 at 17.22.51.jpeg
WhatsApp Image 2023-05-18 at 17.22.51 (2).jpeg

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) promoveu nesta quinta-feira (18), em João Pessoa, por meio do serviço de denúncia Disque 123, uma atividade que constou da distribuição de folders informativos e abordagens conscientizando a população sobre a importância de denunciar atos dessa natureza.

A atividade fez parte da programação que teve início (10) com um webinário "Escutar é Proteger! - A lei de escuta protegida como instrumento de enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes". As ações acontecem em diversos municípios durante todo o mês e a Sedh, por meio dos programas e serviços, busca reafirmar o compromisso na luta contra o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, este dia 18 de maio é um dia importante para refletir sobre essa temática. “O combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma causa de todos nós. No Brasil, a cada 24h, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente, segundo estudo do Instituto Liberta. Esses números têm crescido e mostram a gravidade dos casos de exploração sexual. Para agravar ainda mais, a cada 100 casos apenas sete são denunciados, essa é uma situação alarmante que a gente não pode permitir que aconteça. Precisamos denunciar para que a infância dessas crianças não seja mutilada. Faça sua parte! Disque 123!”, conclamou.

Segundo Raianne Maria, coordenadora do Disque 123, essa atividade é fundamental para chamar atenção da sociedade na luta contra essa violação. “Nós sabemos que no estado da Paraíba 60% das nossas denúncias no Disque 123 são voltadas para os direitos violados das crianças e adolescentes, seja negligência, violência psicológica, física e também exploração e abuso sexual infantil. É importante que seja abordado dia a dia para que tenha realmente esse combate a não existência de crimes como estes, a gente sabe que é uma luta constante e o Disque 123 vem como serviço de acolher essas denúncias” ressaltou.

Já a servidora pública Mércia Medeiros declarou ser “muito importante e necessário essa iniciativa do Governo colocar em evidência um assunto que a gente tem visto na conjuntura atual de pessoas que sofrem, principalmente em virtude das redes sociais, o quanto esse tipo de questão social tem se agravado; então uma campanha como essa ajuda e fortalece famílias que às vezes estejam vivendo nessas condiçõe”. E ressaltou: “É importante que a sociedade saiba que tem esse canal de escuta para poder mediar e até intervir em situações como a violência e abuso sexual”.

A data 18 de maio foi escolhida em virtude do assassinato - nesta data - da menina Araceli, na época com oito anos, que foi sequestrada, estuprada e morta por um grupo de jovens de classe média, nunca punidos, na cidade de Vitória/ES.

Sobre o Disque 123 - é um serviço gratuito, no qual qualquer pessoa pode denunciar as diversas formas de violência, sendo garantido o sigilo e proteção do denunciante. Além de receber as denúncias, também encaminha aos órgãos competentes e monitora a resolutividade dos casos.