Sedh inicia cursos de capacitação continuada para técnicos do SUAS das cidades paraibanas

publicado: 29/11/2022 16h37, última modificação: 29/11/2022 16h41
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (4).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (5).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (11).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (7).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (14).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (21).JPG
29-11-22 CAPACITA-PB+SUAS no Auditório da FPB Foto-Alberto Machado  (30).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Executiva da Gestão do Trabalho, iniciou nesta terça-feira (29), o processo de capacitação continuada para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Paraíba. Os cursos serão ministrados na modalidade presencial - durante a pandemia aconteceram de forma virtual - e têm o objetivo de desenvolver habilidades e potencialidades dos trabalhadores, visando a qualificação das ofertas dos serviços, programas e benefícios no âmbito do SUAS e o fortalecimento das ações socioassistenciais.

Destinados a técnicos que atuam na área da Assistência Social nos 223 municípios do Estado, coube aos gestores indicar os profissionais que receberão a capacitação. Esses profissionais serão responsáveis posteriormente por repassar os conhecimentos adquiridos aos demais integrantes do Serviço.

Inicialmente, estão sendo ofertados dois cursos: o primeiro, que tem como tema Aprimoramento da Vigilância Socioassistencial, destinado aos trabalhadores que atuam no âmbito da vigilância socioassistencial dos municípios, sendo assegurada uma vaga para cada município; e um segundo curso, cujo tema é Elaboração dos Planos Decenais de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, sendo uma vaga para quem atua na área de criança e adolescente, e uma vaga para conselheiro municipal de crianças e adolescentes.

Representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, a diretora do Sistema Único de Assistência Social (DSUAS), Francisca Vieira, falou da importância do Capacita SUAS. “Essas capacitações têm sido aperfeiçoadas a cada ano. Passamos um período com atividades virtuais, estamos retomando presencial por ser fundamental essa participação dos cursistas, professores, profissionais da rede, tirando dúvidas, trocando experiências, o que é muito importante. E esse é ainda mais, na perspectiva de fortalecer esse instrumento no âmbito do SUAS para os municípios”, observou.

Ela adiantou que em seguida serão feitos os Planos Decenais de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, numa articulação com o Ministério Público, que vem requisitando que os municípios paraibanos elaborem seus planos decenais. “Nós pactuamos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Conselho Estadual de Assistência Social que todos as cidades do Estado estejam com seus planos decenais concluídos até 30 de junho 2023. Diante disso, o curso que faremos nos dias 1º e 2 de dezembro é extremamente importante a participação de todos os municípios. E de maneira descentralizada, acontecerá nos dias 13 e 14, na cidade de Patos, numa perspectiva de que os municípios da Região do Sertão possam participar”, detalhou a diretora.

A professora visitante da Universidade Federal da Paraíba(UFPB) no programa de pós-graduação em Serviço Social, Maria Luiza Amaral Rizzotti, que proferiu a palestra de abertura do curso, parabenizou a Sedh. “Quero valorizar muito a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Humano por reconhecer a importância do trabalhador e da trabalhadora para qualidade do Sistema Único de Assistência Social em toda Paraíba. Então, quando o Governo do Estado dá continuidade a um programa de educação permanente traz os municípios e capacita seus trabalhadores e trabalhadoras para que capacitem as gestões dos municípios no limite, como fim último quem sai ganhando são os usuários e usuárias da Política da Assistência Social”, afirmou Maria Luiza Rizzotti.

O secretário de Assistência Social da cidade de Montadas e vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), José Romero Martins, ressaltou o pioneirismo do Estado na realização do Capacita em todos os níveis de proteções. “É de grande importância porque conseguimos levar para os municípios informações que servirão para capacitar as equipes técnicas locais, o que reflete no atendimento aos usuários. É um ganho sem tamanho porque conseguimos conhecer as experiências de outros municípios”, comemorou.