Sedh firma parceria com TRT e participa de mutirão de serviços no Dia Mundial da Justiça Social

publicado: 20/02/2024 17h25, última modificação: 20/02/2024 17h25
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.01.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.02 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.02 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.02 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.02.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-20 at 17.22.03.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participou, nesta terça-feira (20), do mutirão de serviços de cidadania alusivo ao Dia Mundial da Justiça Social, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (13ª Região), por intermédio do Centro Integrado da Justiça (Cijus). No evento, realizado na sede do Cijus, ao lado Tambiá Shopping, a Sedh disponibilizou, entre os serviços ofertados, a emissão da Nova Identidade Nacional; da Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) digital; e segunda via do Cadastro Pessoal Física(CPF).

Também foram disponibilizados à população diversos serviços nas áreas de saúde, Defensoria Pública, bem como ações do Sebrae/PB, Sine, Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), Senac e Senai.

O Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) é uma ação pioneira do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), que reúne oito parceiros interinstitucionais que buscam promover Direitos Humanos e Justiça Social. Na prática, é um espaço que reúne diversos serviços úteis e gratuitos à população, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social e econômica. Neste grupo, estão incluídas desde pessoas em situação de rua até as desempregadas ou as que buscam acesso a informações e orientações jurídicas.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, externou sua satisfação com a realização da parceria com o TRT. “Uma iniciativa extremamente importante e necessária nesse momento, vários serviços sociais sendo ofertados para a população em situação de rua, público mais vulnerável, pessoas que carecem das instituições, TRT, Governo do Estado, através da Assistência Social, um conjunto de pessoas que quando determinadas, dá certo”.

Para Jamilly Cunha, assessora dos Direitos Humanos do TRT-13, a realização do mutirão do Cijus é um grande desafio. “Mobilizar tantos parceiros, são mais de 20 instituições comprometidas com esse mutirão, organizado pelo TRT, com a oferta de diversos serviços, todos muito importantes para a população, com foco na população em situação de vulnerabilidade social, com prioridade as pessoas em situação de rua, entendemos que esses eram os serviços essenciais. Temos o Governo do Estado, com secretarias estratégias, Desenvolvimento Humano, da Mulher e Diversidade Humana e Saúde. O Programa Cidadão, oferecendo documentação, algo tão importante para a população, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade. Considero que está sendo um sucesso”, comemorou.