Sedh encerra capacitação sobre nova plataforma do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

publicado: 31/05/2024 16h26, última modificação: 31/05/2024 16h26
Fotos: Alberto Machado
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (29).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (24).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (15).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (22).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (6).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (1).JPG
24-05-24 Monitoramento do SIPIA na IFPB Foto-Alberto Machado (8).JPG

O ciclo de capacitações de forma descentralizada voltadas para os conselheiros e conselheiras tutelares da Paraíba sobre o novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) foi encerrado em João Pessoa nessa quarta-feira (29). A nova plataforma aprimora a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. As atividades aconteceram durante todo o mês de maio, numa ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Coordenação Técnica Estadual do Sipia CT/PB, em parceria com o Ministério Público da Paraíba. A atividade aconteceu no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As capacitações aconteceram nos municípios de Princesa Isabel, Itaporanga, Sumé, Patos, Campina Grande e João Pessoa, e contou com a participação das 14 Regiões Geoadministrativas do Estado, alcançando um público diverso de conselheiros e conselheiras tutelares.

A formação teve como objetivo apresentar o novo SIPIA - CT para o uso eficiente desta ferramenta que será lançada oficialmente dia 10 de julho, em Brasília, pela Coordenação Nacional do Sistema. A nova versão está disponível no site https://sipiact.mdh.gov.br , para conselheiros e conselheiras registrarem os devidos dados.

Segundo o coordenador técnico estadual do Sipia CT, Fabrício Souto, o novo SIPIA representa um avanço significativo em termos de tecnologia e funcionalidade. “O Sipia é uma plataforma moderna e intuitiva que facilita o uso em computadores e dispositivos móveis, permitindo que os conselheiros tutelares acessem e atualizem informações de qualquer lugar, melhorando a eficiência do trabalho. As capacitações destacaram a importância de se familiarizar com o sistema, que oferece um registro mais ágil e preciso dos casos, aumentando a qualidade e rapidez das ações de proteção, estamos dando um grande passo para aprimorar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes na Paraíba”, informou Fabrício.

A conselheira tutelar Aylla Alves, do município de Boa Vista, participante da capacitação de Campina Grande, comentou que foi um grande aprendizado, no qual pôde adquirir diversos conhecimentos na utilização desta nova ferramenta. “A capacitação foi de suma importância para aplicarmos no nosso dia a dia na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O conselheiro tutelar da cidade de Santa Helena no Sertão paraibano, José Sérgio Vieira, parabenizou a equipe que ministrou a formação e destacou que foi fundamental a capacitação. “Percebi que vai facilitar muito o nosso trabalho, porque o Sipia é um sistema um pouco complexo, mas com essa nova atualização melhorou. Acredito que não só os conselheiros de Santa Helena tiveram essa visão, mas como todos os outros que foram capacitados, só tenho a agradecer”, conclui.

O Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) é um sistema de registro e tratamento de informações, com abrangência nacional, sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seu processo de implantação na Paraíba foi iniciado em 2021. Já foram capacitados mais de dois mil agentes do Sistema de Garantia de Direitos, dentre eles conselheiros tutelares, conselheiros de defesa de direitos, técnicos dos serviços municipais e do Sistema de Justiça.