Sedh capacita profissionais de saúde para aprimorar atendimento à população indígena Warao

publicado: 20/10/2023 16h13, última modificação: 20/10/2023 16h13
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.27.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.26 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.26 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.26 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.26.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.09.27 (1).jpeg

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Executiva de Direitos Humanos, capacita, nesta sexta-feira (20), profissionais de saúde do município de João Pessoa que atuam no atendimento direto à população indígena Warao. O objetivo é sensibilizar a rede e estabelecer diálogos iniciais para aprimorar o atendimento a essa população.

O processo de saúde indígena Warao apresenta especificidades que se diferenciam das formas como o sistema de saúde entende o atendimento e o tratamento das doenças. Dessa forma, a capacitação ofertada pretende refletir acerca das duas perspectivas, a fim de construir ferramentas e metodologias associativas de saberes, levando à compreensão da necessidade de alguns tratamentos, sem deixar de lado a valorização e o respeito da forma como os indígenas Warao entendem a sua saúde.

O técnico da Gerência de Direitos Humanos da Sedh, Eduardo Brunello, explicou: “Muitas vezes eles têm a percepção da saúde como um problema espiritual, então é necessário que o profissional não venha com um discurso hierárquico e sem a observância das especificidades culturais, porque, para eles, determinadas práticas não fazem sentido. Posturas impositivas podem dificultar a adesão aos tratamentos hospitalares e medicamentosos. Fortalecer o trabalho em rede, estabelecer vínculos e laços de confiança, com o objetivo de negociar e intermediar o cuidado ofertado à população, é fundamental”.

Participam da capacitação a equipe de saúde indígena do município de João Pessoa; profissionais das Unidades de Saúde da Família que atendem nos territórios onde estão localizados os abrigamentos Indígenas Warao; o Distrito Sanitário IV, profissionais da Nutrição, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); bem como integrantes da equipe da Gerência Executiva de Direitos Humanos da Sedh, os intermediadores culturais Warao e os Caciques Warao.

O coordenador da saúde indígena da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Luiz Gustavo Lira, disse que, por ser uma assistência considerada “nova” e pontual, há percepções diferentes. “Os profissionais de saúde relatam que as diferenças culturais dificultam o entendimento das condutas profissionais. Porém, já conseguimos evolução significativa no acompanhamento das gestantes nas unidades e em consultas especializadas. Acredito que a capacitação de hoje contribuirá para o entendimento das posturas de todos os lados, possibilitando um olhar mais sensível e atento, principalmente para as situações mais delicadas”, enfatiza.

A Gerencia prevê, em um segundo momento, ampliar as capacitações para profissionais de unidades hospitalares e maternidades, aproveitando a qualificação que a equipe estadual tem acumulado, ao longo dos anos, no diálogo intercultural com os indígenas Warao, não só no acolhimento e abrigamento dessa população, mas na garantia do acesso à rede intersetorial e às políticas públicas.

Indígenas Warao na Paraíba – No início de 2020, João Pessoa recebeu 19 famílias indígenas Warao, o equivalente a cerca de 80 pessoas. Desde então, o Governo na Paraíba desenvolve uma série de ações que fazem parte de um plano de ação emergencial de acolhida e abrigamento. Hoje são cerca de 400 venezuelanos indígenas da etnia Warao, em território paraibano, boa parte concentrada na grande João Pessoa.