Secult-PB visita povos indígenas para tirar dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo na Paraíba

publicado: 09/10/2023 16h22, última modificação: 09/10/2023 16h22
PedroSantos-PovosIndígenas01.jpeg
PedroSantos-PovosIndígenas04.jpeg
PedroSantos-PovosIndígenas03.jpeg
PedroSantos-PovosIndígenas02.jpeg

Dentro do projeto de democratizar a informação sobre a Lei Paulo Gustavo na Paraíba, foram realizados nos últimos dias encontros com os povos originários do Estado para tirar dúvidas sobre os editais regionais e sobre as regras para as inscrições. As oficinas contaram com técnicos da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), que demonstraram o passo a passo para a inscrição por meio do sistema Prosa. As ações de incentivo cultural anunciadas pelo governador João Azevêdo implicam em investimentos de mais de R$ 50 milhões.

Foram dois encontros com os povos indígenas. O primeiro realizado na Aldeia Vitória, localizada no município de Conde, que contou com representantes dos povos Tabajara, e o segundo realizado na Aldeia Forte, em Baía da Traição, com representantes dos povos Potiguara. Em ambos os casos, o objetivo era fazer com que as informações chegassem aos povos indígenas e assim evitar que eles fossem excluídos dos editais de fomento cultural em curso.

Três editais, em especial, chamaram a atenção dos indígenas, que fizeram várias perguntas sobre as possibilidades de coleta de recursos por meio da Lei Paulo Gustavo na Paraíba. Isso porque eles se mostraram especialmente interessados na questão da manutenção e da ocupação de espaços culturais em suas aldeias, da circulação artística de cultura popular e da realização de feiras ou festivais com temáticas indígenas.

O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, destacou a importância dessa circulação de informação em todos os setores da sociedade. Ele lembrou que são aproximadamente R$ 50 milhões em recursos e que é uma preocupação da Secult-PB descentralizar o máximo possível esse valor para fazer o dinheiro chegar a todas as regionais de cultura, a todos os segmentos artístico-culturais da Paraíba.

“É um esforço que estamos fazendo desde que lançamos os editais da Lei Paulo Gustavo na Paraíba. Dialogar com o maior número possível de trabalhadores da cultura, com as mais diversas e plurais expressões culturais, para que ninguém fique de fora, para que todo mundo que tenha uma ideia e queira executá-la tenha o direito de se inscrever e de concorrer aos recursos”, explicou Pedro Santos.

As inscrições de projetos para a Lei Paulo Gustavo na Paraíba, inclusive, foram prorrogadas até 17 de outubro, o que dá mais tempo para que as pessoas tirem dúvidas e adequem as suas ideias para o que é previsto pelos editais.

Em meio a isso, a Secult-PB vem realizando oficinas em dezenas de cidades paraibanas, oriundas de todas as regionais de cultura, justamente para responder aos questionamentos dos proponentes. Vai haver, ainda, sempre a partir das 18h, Plantão Tira-Dúvidas nos dias 9, 10, 11 e 16 de outubro, ao vivo pelo canal da Secult-PB no Youtube, quando as pessoas poderão fazer perguntas para serem respondidas em tempo real pelos técnicos da pasta.

Os interessados ainda podem tirar dúvidas pelo e-mail leipaulogustavo@cultura.pb.gov.br , pelo WhatsApp (83) 99363-0738 e pelos perfis oficiais da Secult-PB no Twitter, no Instagram e no Facebook.