Notícias

Secult-PB marca presença em audiência pública do Senado para debater a salvaguarda do forró

publicado: 24/05/2018 00h00, última modificação: 10/05/2019 16h04

O secretário executivo de Estado da Cultura, Jonildo Cavalcanti Filho, esteve em Brasília-DF, nessa quarta-feira (23), onde participou de uma audiência pública do Senado que debateu o reconhecimento das matrizes do forró como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

A audiência foi solicitada e presidida pela senadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. Para ela, o forró é a “alma dos festejos juninos” e tem cada vez mais ganhado projeção nacional e internacional.

Além de Jonildo Cavalcanti e Fátima Bezerra, também compôs a mesa de autoridades da solenidade a presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves. Foi por meio do “Balaio”, associação genuinamente paraibana, que o Fórum Nacional do Forró ganhou força e notoriedade ao apoiar o movimento que defende a salvaguarda do forró.

“Durante a audiência em Brasília, ressaltamos a importância desta semente ter sido implantada na Paraíba, primeiro Estado a receber uma audiência pública para tratar do assunto”, lembrou Jonildo, que concluiu sua fala reafirmando o compromisso do Governo do Estado da Paraíba em apoiar o movimento até o seu desfecho.

A Paraíba e o apoio à salvaguarda do forró – No dia 18 de novembro de 2017, aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a primeira audiência pública do Senado para tratar das formas de preservação e patrimonialização do ritmo forró de raiz. A audiência fez parte da programação do II Fórum Nacional de Forró de Raiz, promovido durante o Encontro Nacional de Forrozeiros e apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secult-PB. Participaram do evento autoridades políticas e artistas ligados ao forró, como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros.