Notícias
Secult-PB abre seleção para produtores culturais que vão atuar em birôs criativos para auxiliar proponentes da Pnab
O Governo da Paraíba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult_PB) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural (Funetec-PB), abriu nesta sexta-feira (6) as inscrições para seleção de produtores culturais que vão atuar nos chamados birôs criativos.
Esses birôs criativos vão ser instalados em câmpus do Instituto Federal da Paraíba em todas as regionais de cultura e têm como objetivo prestar suporte às atividades desenvolvidas pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura. A ideia é permitir que os proponentes interessados em participar de algum dos editais possam tirar dúvidas, se informar, passar por treinamentos e receber assistências nos momentos de inscrições ou de apresentar eventuais recursos.
“É mais uma possibilidade que nós apresentamos para permitir mais democratização no acesso às políticas públicas voltadas para a cultura paraibana”, explica Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
As inscrições vão até as 18h de 18 de dezembro deste ano e estão aptos para se inscrever microempreendedores individuais e pessoas físicas que tenham pelo menos 18 anos e que sejam residentes na Paraíba há pelo menos dois anos.
Os classificados vão receber uma bolsa mensal de R$ 2 mil por 20 horas de trabalho semanal, sendo esse de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. Para além disso, vai precisar cumprir quatro horas de oficinas mensais em que vai tratar da produção de projetos culturais em locais indicados pela Secult-PB.
Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário disponível no site da Secult-PB. Vão precisar também apresentar portfólio, certificados de oficinas ministradas na área cultural e proposta de oficina de projetos culturais.
A oficina está prevista para acontecer em quatro horas e o candidato deve incluir no ato de inscrição indicação de módulos a serem cumpridos como consta no edital.
A seleção vai ter uma etapa única, de análise técnica, e uma nota de 0 a 10 vai ser atribuída a partir dos documentos apresentados sobre a experiência do candidato na área. Os aprovados devem atuar nos birôs criativos entre janeiro e dezembro de 2025.