Secretaria realiza abertura do ano letivo 2019 em João Pessoa e Campina Grande

publicado: 12/02/2019 16h52, última modificação: 12/02/2019 16h52
abertura ano letivo em João Pessoa_Daniel Medeiros  (3).jpeg

Fotos: Daniel Medeiros e Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na tarde dessa segunda-feira (11), em João Pessoa, e na manhã desta terça-feira (12), em Campina Grande, a abertura oficial do ano letivo de 2019. Na capital, o evento aconteceu no auditório da Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, e em Campina, na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior. Na ocasião, foram entregues fardamento, kits com material escolar e do SeLigaNoEnemPB, aula show do SeLiga, além de lançamento de três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos.

Os eventos contaram com a presença do secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e dos secretários executivos Cláudio Furtado, Arthur Viana e Giovanna Marques. Também participaram o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, gerentes regionais, gestores, professores e alunos da Rede Estadual.

O objetivo dos eventos, que também aconteceram simultaneamente nas 14 Gerências Regionais de Educação, foi recepcionar os alunos, professores e gestores da Rede Estadual, anunciando os novos projetos da pasta para 2019.

O secretário Aléssio Trindade ressaltou os programas que transformaram a educação pública da Paraíba e destacou que este ano dará continuidade com novos projetos para elevar o ensino, dando oportunidades para os alunos de inserção no mercado de trabalho e na universidade. “Durante o governo anterior, vimos o crescimento e a mudança na educação da Paraíba. Este ano daremos continuidade à política pública da nova Paraíba, que é a política da realização. Com a junção da pasta da Educação com a Ciência e Tecnologia teremos mais iniciação científica para estudantes e professores, dentre outros projetos, e consequentemente teremos mais resultados positivos”, falou.

A gerente da 1ª Gerência Regional, Wleica Aragão, falou da importância da solenidade de abertura. “O nosso intuito é mostrar para cada aluno que nos importamos com eles, que queremos ver o sucesso deles, por isso trabalhamos e planejamentos esse momento. Trouxemos novidades para que eles possam se desenvolver e sejam protagonistas das conquistas que terão. Além de apresentar uma metodologia de ensino diferenciada, como vamos trabalhar com eles, também garantimos que eles tivessem esse acolhimento caloroso”, explicou.

Ana Clara Lourenço, estudante do primeiro ano do Liceu Paraibano, ficou feliz e surpresa pela forma que foi recebida na escola. “Pensei que hoje viria para a escola e seria um dia normal de aula com a apresentação dos professores. E quando cheguei aqui, fui recebida com animação, abraço e carinho de outros colegas, essa atitude me fez gostar da escola e motivou a estudar”, contou.

Editais - Na ocasião foram lançados três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos. Os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor são uma iniciativa do Governo do Estado que consistem no fomento, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e de aprendizagem. Em 2018, 212 professores receberam as duas premiações que garantiram o 14º e 15º salários. O total de investimento do Governo de Estado nas premiações em 2018 ano foi de R$ 9.185.441,34.

O edital do ‘SeLigaNoEnemPB Egressos’ é voltado para seleção de alunos egressos da Rede Estadual para participação nas aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio. São 1.050 vagas na modalidade EAD e 720 na modalidade presencial.