Secretária de Saúde participa de audiência na Assembleia Legislativa

RicardoPuppe_PrestaçãoContasSaude_Claudia-Veras-2.jpg
RicardoPuppe_Prestação-de-contas-Saúde_.jpg
RicardoPuppe_PrestaçãoContasSaude_.jpg

Na tarde dessa segunda-feira (29), em audiência pública na Assembleia Legislativa, a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, prestou contas das ações na área no segundo quadrimestre de 2018 (maio a agosto). O evento contou com a presença dos deputados estaduais Estela Bezerra, Antônio Mineral e Hervázio Bezerra, a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira, além de gerentes e diretores de hospitais da rede estadual de saúde.

Claudia Veras reforçou que a gestão já cumpriu o mínimo constitucional para a saúde, que é de 12% da receita líquida do Estado. “Este índice é avaliado anualmente, então, tranquilamente, ao final deste ano teremos cumprido mais do que o mínimo percentual necessário e exigido”, declarou.

Entre os destaques no período, a secretária pontuou a inauguração do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, com R$ 150 milhões investidos, sendo 85% através de recursos próprios; o aumento da capacidade de armazenamento de 600 mil para três milhões de doses de vacinas, representando um investimento de R$ 1 milhão e 100 mil; inauguração da reforma e ampliação do Hospital de Picuí, um investimento superior a R$ 4 milhões; inauguração, em setembro, do Hospital do Bem, Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, com R$ 5,9 milhões investidos em obras e equipamentos; e o investimento de R$ 25,6 milhões na compra de medicamentos de alto custo, pagos com recursos próprios, para mais de 80 patologias.

“É muito importante termos este espaço para discutir e apresentar as ações de saúde, principalmente por poder dividi-lo com pessoas que trabalham e torcem por melhorias em todos os aspectos. Em oito anos, nossa equipe cumpriu grandes metas estabelecidas no plano inicial de Governo. Seguimos o trabalho com vários desafios, sob o ponto de vista de estabelecer laços fortes e articulados com os entes municipais e federais”, afirmou Claudia Veras.

Compondo a mesa solene, a deputada estadual Estela Bezerra salientou e parabenizou as ações durante o Outubro Rosa, em especial as atividades desenvolvidas pelo Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC). Ela mencionou, ainda, a preocupação do Estado com a redução da mortalidade materna e infantil, além das estratégias de saúde preventiva, como a ampliação da Rede de Frios.

“Ampliar em cinco vezes a central de armazenamento de vacinas é um feito muito relevante, levando em consideração a importância da imunização na prevenção de doenças”, disse Estela.