Secretaria de Saúde disponibiliza conferencistas para as Conferências Municipais de Saúde

publicado: 27/02/2019 08h31, última modificação: 27/02/2019 08h32
RicardoPuppe_Conferencia de Saúde_1.JPG

- Foto: Ricardo Puppe

A Conferência de Saúde é o principal espaço democrático para discussão de políticas públicas de saúde no Brasil. Este ano, em junho, acontece a 9° Conferência Estadual. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza apoio técnico, enviando conferencistas para a realização das etapas municipais.

Para tal demanda, foi realizada, na terça-feira (26), uma reunião de alinhamento do conteúdo padrão que será utilizado em todas as apresentações. O encontro aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR) e contou com a presença da comissão organizadora da Conferência Estadual de Saúde e conferencistas da SES.

De acordo com a integrante da comissão organizadora da Conferência Estadual de Saúde, Celeida Barros, é importante esse alinhamento, pois muitas áreas técnicas não são familiarizadas com alguns assuntos. “A gente fez uma apresentação única e estamos discutindo cada tema para que as pessoas se apropriem desse conhecimento e possam seguir como conferencistas nestas etapas municipais, para dar esse apoio”, pontua.

A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, explica que o município que desejar o apoio precisa enviar um convite solicitando um conferencista para a secretaria. “Nosso papel é apoiar os municípios nesse espaço tão importante das conferências municipais que vai ser consolidado com a conferência estadual deste ano, que é uma das prioridades do Governo”, afirma.

Renata lembra que o apoio não é compulsório a todos os municípios, mas que a participação efetiva do Estado nas conferências municipais é muito importante, “pois o nosso Plano Estadual de Saúde vai sair com a cara do que pretendemos executar nos próximos quatro anos de governo”, completa.