Notícias

Secretaria de Estado da Saúde apoia campanha de Síndrome de Down

publicado: 20/03/2019 11h47, última modificação: 20/03/2019 11h47

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoia campanha realizada pela Fundação Ame Down e pelo Grupo Anima. Para a mobilização, o Grupo R.play produziu um vídeo institucional que tem o intuito de combater o preconceito contra pessoas portadoras da síndrome.

A fundadora da Ame Down, Fátima Acioly, explica que a data faz alusão à presença de três cromossomos no par 21. “Esta trissomia é responsável pelas características físicas, intelectuais e de saúde na pessoa com a síndrome. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International”, ressalta.

Fátima conta que o objetivo da mobilização em torno da data é dar visibilidade à comunidade Down, disseminar informações para minimizar o preconceito, bem como promover a inclusão.

Na Paraíba, a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) é a referência estadual no tratamento a pessoas portadoras da síndrome de down. A SES atua como apoio técnico aos municípios.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, a atitude das pessoas ainda é uma grande barreira para se avançar na eliminação do preconceito contra a deficiência. “Apesar de no Brasil existir uma legislação que preconiza a inclusão das pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com síndrome de down, em todos os espaços da vida social, a gente ainda enfrenta muitas barreiras”, lamentou.

A campanha é composta por um vídeo institucional de 30 segundos. Gravado na pista de atletismo da Vila Olímpica Parahyba, o filme mostra uma competição entre dois homens, sendo um deles portador da síndrome de down. Durante a corrida de obstáculos, um dos competidores tropeça em uma barra, na qual tem escrito a palavra “preconceito”, fazendo analogia às barreiras enfrentadas pelo deficiente na sociedade.

A diretora do Grupo R.play e realizadora da campanha, Vitória Andrade, alerta para o comportamento da sociedade. “A campanha foi desenvolvida por entendermos pessoalmente as dificuldades de aceitação da sociedade de uma pessoa com a síndrome, que não dá oportunidades igualitárias para seu desenvolvimento”, declara. O irmão de Vitória, portador de síndrome de down, atua no vídeo.

Além da campanha institucional, a Ame Down e o Grupo Anima realizarão o VI Seminário sobre Síndrome de Down, no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. O tema deste ano é “Direitos e oportunidades para ninguém ficar para trás”. A abertura acontece no dia 28 de março, às 19h.

Para assistir ao vídeo institucional da campanha basta acessa o seguinte link: https://youtu.be/5ZvBKfBlwAU