Secretaria de Estado da Educação acolhe novos estagiários do Primeira Chance e anuncia abertura de novas inscrições

publicado: 07/08/2024 16h11, última modificação: 07/08/2024 16h11
WhatsApp Image 2024-08-07 at 13.57.02.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, reabriu as inscrições do Programa Primeira Chance para novos estudantes e concedentes de estágio. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de agosto e podem ser realizadas por meio do site oficial do programa, o primeirachance.see.pb.gov.br. A nova turma de estagiários deve iniciar as atividades no dia 2 de setembro. O estágio deve seguir a Lei Federal de Estágio e as bolsas serão pagas proporcionalmente ao tempo de atividade.

Nessa terça-feira (6), 27 estudantes estagiários do programa foram recepcionados na Secretaria de Estado da Educação pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, além dos secretários executivos e gerentes executivos e operacionais que compõem o órgão. O evento marcou o início da jornada dos quase 3.700 estagiários que começam seus estágios técnicos com duração de seis meses e bolsa de R$ 500 em diversas empresas e instituições concedentes por toda Paraíba, dos quais 27 estão sendo acolhidos pela SEE-PB.

“Uma oportunidade de seguir em frente e pensar no futuro”, assim resumiu Júlia Letícia, de 17 anos, que esteve na recepção dos estudantes estagiários do programa Primeira Chance. Durante o evento de recepção dos jovens, Wilson Filho destacou a importância do Programa Primeira Chance para os estudantes das escolas técnicas. "Hoje é um dia especial para a nossa Secretaria. Estamos dando um passo importante para a formação desses jovens. O governador João Azevêdo nos autorizou a avançar com a Primeira Chance para todos os estudantes das escolas técnicas, com a meta de alcançar 8 mil estudantes. Tenho certeza que em breve vamos conseguir e o programa vai ser destaque no Brasil inteiro, porque é um programa que vem para fazer você vencer essa primeira barreira da experiência no mercado de trabalho que é tão difícil", disse Wilson Filho.

Júlia Letícia, estudante da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, enfrentou um diagnóstico de câncer no início do ano, o que afetou sua frequência escolar e sua rotina. Apesar do desafio, a estudante conta que se manteve determinada a continuar sua educação e aproveitar as oportunidades oferecidas. Agora, Júlia inicia seu estágio na Secretaria, encarando a experiência como um marco em sua vida. “Espero aprender muito nos meses que vou passar aqui. Quero conhecer pessoas e estou aberta às novas oportunidades que a vida tem para mim. No início do ano foi complicado e essa chance de continuar minha vida e de participar desse estágio é muito importante para mim”, conta a estudante.

Também presente no evento de recepção, Risolene Quaresma, de 47 anos, mãe de Júlia, acompanhou orgulhosa o início da trajetória da filha no mercado de trabalho. "Estou realizada de presenciar esse momento. Mesmo que seja apenas um estágio, é a primeira oportunidade de trabalho para ela. Ela está muito ansiosa e tem grandes expectativas sobre a experiência e o conhecimento que vai adquirir. A bolsa também vai ajudar muito porque ela pretende usar esse dinheiro para investir em seu próprio desenvolvimento. Está sendo algo fundamental para o crescimento e superação dela”, comemorou.

O gerente executivo de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas, Túlio Antunes, também falou sobre a satisfação de ver o programa em ação. "É uma enorme satisfação dar boas-vindas a esses 3.700 estagiários em todo o estado, especialmente a vocês 27 aqui na Secretaria. Queremos que aproveitem essa experiência e coloquem em prática tudo o que aprenderam na escola. Os estágios são para vocês vivenciarem os desafios do mundo real, trabalharem com pessoas e aplicarem o conhecimento adquirido. É um momento importante e estou confiante de que vocês farão um excelente trabalho", declarou Túlio, destacando o papel fundamental do estágio na formação dos estudantes.

Após os discursos, os estagiários foram apresentados e recebidos por seus respectivos gerentes e setores onde irão atuar, etapa essencial para integrar os novos membros às suas equipes e facilitar o início das atividades. Eduarda Jheniffer, também estudante da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, em João Pessoa, uma das estagiárias recebidas, expressou suas expectativas para o estágio. "Espero adquirir muita experiência e contribuir com todo o conhecimento que adquiri no ensino médio. Estou ansiosa para começar essa nova etapa", comentou Eduarda, representando o entusiasmo dos novos estagiários.

Instituído pela Lei Estadual nº 11.344 de 2019, o Primeira Chance visa integrar teoria e prática ao permitir que estudantes das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, Escolas Profissionalizantes Técnicas ou Escolas Técnicas Estaduais da Paraíba possam vivenciar o ambiente de trabalho. A Lei Federal nº 11.788 de 2008 regulamenta a preparação dos alunos, garantindo que os estágios estejam alinhados com os currículos dos cursos técnicos. As empresas concedentes, que ofertam os estágios deverão fornecer seguro e auxílio-transporte, além de supervisionar os estagiários.