Secretaria de Educação da Paraíba lança cartilha para fortalecer protagonismo estudantil nas escolas

publicado: 13/08/2024 17h33, última modificação: 13/08/2024 17h33
WhatsApp Image 2024-08-13 at 15.25.09.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-13 at 15.23.07 (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou nesta terça-feira (13) o lançamento da Cartilha de Grêmios Estudantis e Líderes de Turma, em um evento que contou com a presença de mais de 150 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, localizada em João Pessoa, representando os mais de 200 mil estudantes da rede estadual. Além dos estudantes, estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim; o secretário executivo da Juventude, Pedro Matias; e a gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Wleica Quirino.

A cartilha, desenvolvida como um guia prático para estudantes e gestores escolares, visa fomentar o protagonismo juvenil no ambiente escolar, fornecendo instruções detalhadas sobre como implementar e fortalecer grêmios estudantis e conselhos de líderes de turma. Segundo o autor do material, Romário Farias, que também é gerente operacional de protagonismo da SEE-PB, a iniciativa surge da necessidade de criar um recurso pedagógico acessível e diretamente aplicável nas escolas, garantindo que os jovens possam participar ativamente das decisões escolares e se desenvolverem como líderes.

Durante o evento, o secretário de Educação, Wilson Filho, destacou a importância do protagonismo estudantil como um pilar fundamental na educação paraibana. "A Secretaria de Educação só existe para ter o estudante como prioridade absoluta. Não é o gestor, não é o diretor de escola, não é o secretário, é o estudante que está no centro. A Educação é feita para vocês; vocês têm que aprender, precisam ter um futuro melhor e fazer parte desse processo. Por isso, esse tipo de evento é tão importante, para que vocês saibam a força que têm, para que entendam que existe na Secretaria uma gerência de protagonismo estudantil com portas abertas para aquilo que vocês acharem importante”, disse.

A gerente de Protagonismo Estudantil, Neilze Rodrigues, ressaltou que a cartilha lançada no evento visa fornecer um guia didático e acessível para que os estudantes compreendam, de forma prática, como exercer suas funções como líderes de turma e estruturar grêmios estudantis. O material, que será distribuído para toda a rede estadual, tem o objetivo de fortalecer a relação entre os estudantes e a gestão escolar, promovendo maior participação e colaboração no ambiente escolar. "Estamos disponibilizando uma ferramenta didática e lúdica que será fundamental para os estudantes compreenderem, de forma prática, como exercer suas funções como líderes de turma e como estruturar grêmios estudantis", explicou.

Júlio Freire, estudante do 2º ano e líder de turma na ECIT Alice Carneiro, compartilhou sua experiência sobre a importância da comunicação e do trabalho em equipe no exercício da liderança. "Meu papel como líder é ajudar meus colegas a se sentirem ouvidos e representados. Acredito que a comunicação é essencial para que possamos tomar as melhores decisões juntos. Essa cartilha vem para que possamos aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido e criar aqui na Alice Carneiro o nosso próprio Grêmio Estudantil. Estamos muito esperançosos", disse o jovem, reforçando o papel transformador que a liderança estudantil pode ter no ambiente escolar.

A cartilha será distribuída para todas as escolas da rede estadual, com o objetivo de que os conceitos e práticas apresentados sejam implementados já neste ano letivo. A gestora da ECIT Alice Carneiro, Neuzangela Pinheiro, reforçou que a escolha da escola para o lançamento foi estratégica, com a intenção de promover um sentido de pertencimento nos estudantes, mostrando que as ações da Secretaria de Educação são direcionadas diretamente para eles.

O evento, realizado na 1ª Gerência Regional de Educação, é parte das ações do Mês do Estudante, comemorado neste mês de agosto, e representa um marco na consolidação do protagonismo estudantil na Paraíba, impactando diretamente os mais de 200 mil estudantes distribuídos pelas 223 cidades da Paraíba. A expectativa é que, com a implementação da cartilha, as escolas possam fortalecer ainda mais a participação dos jovens nas decisões que afetam sua vida escolar e seu futuro.

Ordem de Serviço - Ainda durante o evento os presentes assinaram uma ordem de serviço autorizando a execução de serviços de manutenção na ECIT Alice Carneiro. Serão realizados serviços como revisão dos componentes elétricos, substituição de luminárias, revisão hidrossanitária, revisão das esquadrias, reparos em infiltrações, entre outros. O valor total da ordem de serviço é de mais de R$ 57 mil, com prazo de conclusão de 30 dias.

Na ocasião, o secretário Wilson Filho destacou a importância da ação para a melhoria das condições de estudo na escola. "Após ouvir as reivindicações dos estudantes, estamos aqui para ajudar a construir um futuro melhor. Essa ordem de serviço é um passo importante para garantir que a escola ofereça um ambiente mais adequado para o aprendizado", afirmou o secretário.

A estudante Ana Júlia, líder de turma do 3º Ano, expressou sua satisfação com as melhorias. "Com essas manutenções, poderemos ter aulas em um ambiente mais confortável, o que vai ajudar muito nos estudos", reforçou.