Secretaria da Saúde convoca técnicos para capacitação no sistema DigiSUS

publicado: 13/02/2019 17h33, última modificação: 13/02/2019 17h33

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está convocando técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, apoiadores da SES e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para capacitação no Sistema DigiSUS Gestor – Modo Planejamento (DGMP). O cronograma de treinamentos começa nesta quinta-feira (14), a partir das 8h, no Laboratório de Informática do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB.

O DGMP é uma plataforma digital em que os gestores poderão realizar o monitoramento dos indicadores e metas pactuadas para a saúde, que são a Programação Anual de Saúde (PAS), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), o Relatório Anual de Gestão (RAG) e a Pactuação Interfederativa de indicadores. Ao DGMP serão incorporados as funcionalidades SargSUS e SISPACTO, sistemas até então utilizados para envio de RAG e para o registro das metas, a lista dos indicadores nacionais pactuados em CIT para cada período, respectivamente.

O objetivo do sistema é facilitar tanto a gestão estadual quanto a municipal, principalmente na parte de planejamento. A plataforma melhora o fluxo de informação para o apoio à decisão em saúde. O DGMP será restrito para usuários com cadastro e senha para utilizar o sistema. Terão acesso à plataforma o gestor municipal, técnico indicado pelo gestor e o Conselho de Saúde.

Participarão da capacitação um técnico por município com experiência em sistemas e planejamento em saúde, um apoiador regional e um institucional representando o Estado, um apoiador para a 1ª Macrorregião, dois para a 2ª Macrorregião e dois para a 3ª Macrorregião representando o Cosems.

Cronograma - A capacitação terá um total de oito encontros, sendo cada dia dedicado a duas das 16 Regionais de Saúde (RS). Em todas as datas programadas, as atividades irão começar às 8h e irão acontecer no Laboratório de Informática do CCM/UFPB:
Dia 14/02 – 1° e 12° Regionais de Saúde
Dia 15/02 – 2° e 13° Regionais de Saúde