Secretaria da Saúde abre Semana Estadual de Enfermagem em João Pessoa

publicado: 14/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 14h47
ses-abertura-da-semana-de-enfermagem_foto-ricardo-puppe-5-270x191.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu, nesta segunda-feira (14) à tarde, a Semana Estadual de Enfermagem, com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: desafios na atenção e gestão do SUS”. O objetivo do evento é discutir o que é o cuidar e o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, além de conhecer, divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas ao cuidar nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), com a presença da secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras; da secretária executiva, Maura Sobreira; da deputada estadual, Estela Bezerra, representando a Assembleia Legislativa; representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben); Conselho Regional de Enfermagem (Coren); Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (Sindep) e enfermeiros que trabalham na gestão e assistência das unidades de saúde do estado.

Durante a solenidade, foi destacado o fato das duas secretárias da saúde serem enfermeiras. Claudia Veras é mestre em enfermagem em Saúde Coletiva e Maura Sobreira é mestre em enfermagem doutoranda em Ciências da Saúde. “A SES é um espaço muito desafiador com uma gama de serviços nas 34 unidades de saúde e três UPAs em todo o estado e nós não conseguiríamos dar conta se não fossem os profissionais de enfermagem”, declarou Claudia.

“Nesta semana estamos convidando os profissionais para refletirem sobre a nossa atuação junto ao SUS, pois estamos vivendo um momento de mudança de perfil da população e reorientação nas políticas de saúde. Os enfermeiros precisam se posicionar diante desse processo de mudança”, disse Maura.

“Os enfermeiros são sujeitos estratégicos para o que existe de mais importante na saúde pública que é o cuidado ao usuário”, comentou a parlamentar Estela. Enquanto o representante do Coren, Cláudio Galiza, destacou a importância do exercício ético da profissão. “Temos que ter o pé no chão e ficar próximo ao paciente como se ele fosse uma pessoa nossa”, indicou.

A secretária executiva Maura Sobreira fez uma palestra sobre o tema do evento: “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: desafios na atenção e gestão do SUS”. Segundo os dados apresentados por ela, na Paraíba tem 11.900 enfermeiros. Destes, estão nos serviços estaduais, 1.410 enfermeiros, 2.932 técnicos de Enfermagem e 268 auxiliares de Enfermagem.

Renata Dantas é a responsável técnica da Maternidade Frei Damião, que compõe a Rede Estadual de Saúde. “Nós temos muito que comemorar nesta semana, pois estamos conseguindo avançar, há uma atualização e capacitação constantes e, com isso, estamos, cada vez mais, conquistando nossos espaços”, falou.

A Semana de Enfermagem acontecerá de 14 a 18 de maio, em todas as unidades hospitalares de saúde estaduais, com uma programação diversificada, com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: desafios na atenção e gestão do SUS”.