Secretaria da Mulher fecha serviços e mantém Patrulha Maria da Penha e Casa Abrigo

publicado: 20/03/2020 17h34, última modificação: 20/03/2020 17h36

Após reuniões de avaliação com as equipes sobre a pandemia de Coronavírus  (Covid-19), a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lidia Moura, fechou os atendimentos dos serviços do Espaço LGBT de João Pessoa, Espaço LGBT Luciano Bezerra de Campina Grande, Centro Estadual de Referência da Mulher de Campina Grande, Centro de Referência Intermunicipal de Sumé. Permanecem funcionando a Casa Abrigo Aryane Thais para mulheres e suas crianças com risco de vida e o atendimento na sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, das 8h às 17h.

“Mantivemos os serviços funcionando por uma semana e conseguimos reagendar todos os atendimentos psicológicos e jurídicos. Seguimos as orientações do governo e da Secretaria de Saúde para que a população procure o atendimento presencial apenas em casos de urgência e não saia de casa diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19)”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Mais de 200 mulheres com medidas protetivas são atendidas pelo Programa Integrado da Patrulha Maria da Penha. Segundo Lídia Moura, a ONU Mulheres divulgou cartilha orientando que, em um contexto de emergência, os riscos de violência doméstica contra mulheres e meninas são maiores devido ao aumento das tensões em casa. As sobreviventes da violência ainda podem enfrentar obstáculos adicionais para fugir dessas situações ou acessar medidas de proteção que salvam vidas e serviços essenciais devido a fatores como restrições ao movimento em quarentena. “Vamos manter os serviços essenciais de proteção junto com os parceiros da Segurança Pública”, disse a secretária.

Veja como fica:

Programa Integrado Patrulha Maria da Penha - O horário de funcionamento da sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha será das 8h às 17h, com equipe de profissionais reduzida. As rotas de monitoramento da equipe da Policia Militar continuam funcionando normalmente.  O programa atende mulheres com medidas protetivas ou que ainda estão solicitando à Justiça. A sede fica localizada na rua Rodrigues de Aquino, 378, Centro, João Pessoa. Ligue: 3221-1673.

Casa Abrigo Aryane Thais – O serviço é sigiloso e continua recebendo mulheres e seus filhos com risco de vida encaminhados pelas delegacias especializadas de mulheres do Estado.

Ligue 190 (Urgência) e 197 (Denúncia)