Notícias

Secretária da Ciência e Tecnologia é agraciada com prêmio de personalidade nacional pelo MCTIC

publicado: 10/10/2018 00h00, última modificação: 08/05/2019 10h30
secretaria-de-ciencia-recebe-medalha-de-merito-cientifico.jpg

A secretária executiva de Estado da Ciência e Tecnologia Francilene Procópio Garcia será condecorada, na próxima quarta-feira (17), com a Medalha Nacional do Mérito Científico – classe Comendador, pela sua relevante contribuição à Ciência, Tecnologia e Inovação. A solenidade ocorrerá às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. A premiação é concedida pela Presidência da República, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

A secretária Francilene Garcia disse que se sente honrada com a condecoração, e sobretudo por ter tido a oportunidade durante o período de quase oito anos à frente da Secretária Executiva da Ciência e Tecnologia, em poder acompanhar de perto com esse viés da Ciência, Tecnologia e Inovação o projeto transformador do Estado, implementado pelo governador Ricardo Coutinho e pelo governador eleito João Azevedo, quando esteve à frente da Pasta da Infraestrutura, como secretário.

“Esse processo foi fundamental para que a Paraíba se reinserisse no cenário nacional da Ciência e Tecnologia e Inovação. Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de presidir o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos da Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), como passar a ter vários assentos nacionais, a exemplo da cadeira que ocupo no (Consecti), doConselho Nacional da Ciência e Tecnologia, isso me permitiu a partir das ações na Paraíba, contribuir decisivamente para a implantação do novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia e Inovação do País. A escolha do meu nome é resultado do trabalho desenvolvido como gestora do órgão do Estado. O fruto desse trabalho com esse reconhecimento a partir da nossa experiência aponta que estamos no caminho certo”, ressaltou a secretária Francilene.

Além da comenda de Personalidade Nacional serão agraciados os selecionados nas áreas de Ciências Biomédicas, Ciências da Terra, Ciências Matemáticas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Sociais e Ciências Biológicas.

A lista com os nomes dos agraciados foi divulgada no dia 1º de agosto de 2018, durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada em Brasília, pelo Presidente da República, Michel Temer, Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. A condecoração foi instituída em 1993 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que abriu prazo para indicações de candidatos no último mês de fevereiro. Durante 30 dias, diversas instituições ligadas à ciência puderam indicar nomes de candidatos. Em abril, uma comissão técnica, formada pelo MCTIC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se no Rio de Janeiro para avaliar o mérito de todas as indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem.