Secretaria da Agricultura Familiar promove capacitação para Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável

publicado: 29/05/2021 16h36, última modificação: 29/05/2021 16h36

A Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) vai realizar, na próxima terça (1) e quarta-feira (2), uma capacitação on-line destinada aos membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Na ocasião, serão explicadas as diretrizes da Resolução 001/2021 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando à reorganização e fortalecimento dos CMDRS.

Por meio de palestras, serão tiradas dúvidas para que os conselhos municipais se adequem à resolução do Conselho Estadual, com o objetivo de se promover uma Política de Desenvolvimento Rural Sustentável, relacionada com a agricultura familiar e inclusão produtiva.

Entre outras ações, a Resolução 001/2021 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável sugere aos Conselhos Municipais a construção de um Plano Safra Municipal para promoção da organização da produção municipal, cultivos e criação de animais, beneficiamento e comercialização, em parcerias, pactuado com as Famílias Partícipes.

As capacitações vão acontecer de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19. A transmissão será ao vivo pelo canal da Secretaria de Agricultura Familiar no Youtube, cujos links de cada região serão disponibilizados aos participantes. As capacitações também foram gravadas em PowerPoint e ficarão disponíveis após encerramento do evento no Youtube para possíveis consultas dos representantes dos Conselhos.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Jonildo Cavalcanti, destacou a importância das capacitações e a necessidade da sua realização em ambiente virtual. “É uma ação necessária, pois temos uma resolução que estabelece esta demanda e e contamos com a participação de todos os municípios", disse.

Programação por região - A programação será apresentada on-line na página do Youtube da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar com o seguinte cronograma:

1) Abertura (Autoridades e lideranças locais)

2) Palestra sobre a Resolução, Lei do CMDRS, Regimento Interno e anexos

3) Medidas para Atendimento de Adequação do CMDRS a Resolução n° 01/2021

4) PBRural Sustentável

5) Discussão e Encaminhamentos

6) Avaliação

Dia 01/06 - 9h30 às 11h30

- Capacitação para Fortalecimento dos CMDRSs dos Territórios do Vale do Piranhas, Vale do Maringá, Alto Sertão e Médio Piranhas.

Dia 01/06 - 14h30 às 16h30

- Capacitação para Fortalecimento dos CMDRSs dos Territórios do Médio Sertão, Vale do Piancó e Serra do Teixeira.

Dia 02/06 - 9h30 a 11h30

- Capacitação para Fortalecimento dos CMDRSs dos Territórios da Borborema, Cariri, Curimataú e Piemonte da Borborema

Dia 02/06 - 14h30 às 16h30

- Capacitação para o Fortalecimento dos CMDRSs dos Territórios do Brejo, Vale do Paraíba, Mata Norte e Mata Sul.