Notícias

Seap realiza ação de acolhimento na Penitenciária Psiquiatria Forense da Paraíba

publicado: 16/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 08h25
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Saúde1-1.jpeg
café.jpeg
Saúde-2.jpeg

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou, na manhã deste sábado (16), ação social de acolhimento a familiares dos cerca de 120 internos da Penitenciária Psiquiatria Forense da Paraíba.  A equipe de Saúde da Seap fez testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, exames de glicemia e pressão arterial.

Tiago Robson, da Gerência de Ressocialização, avalia que as ações realizadas nas unidades, idealizadas pelo secretário Sérgio Fonseca de Souza, são necessárias porque é muito importante no processo de ressocialização “Não é apenas um estudo, não é apenas o trabalho, mas o núcleo familiar também faz parte desse processo, é extremamente positivo e a ideia é justamente ter essa relação mais próxima com eles”, observou.

A coordenadora da Saúde da Seap, Sílvia Suassuna, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe junto aos familiares. Semanalmente, sete equipes de saúde atuam em presídios no horário das 8h às 11h, e são compostas por um médico, um dentista, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, assistente social, psicóloga.

A Ouvidoria da Seap distribui com as famílias folderes com os contatos para facilitar  o canal de comunicação do familiar do apenado e de qualquer cidadão com a Secretaria. A ouvidora Gabriela Freitas disse que muitas pessoas ainda não conhecem o papel da Ouvidoria e nas ações sociais está sendo feita a divulgação, mostrando às famílias sobre o acolhimento, a respeito de alguma dúvida, reclamação, denúncia. Ou seja, a Ouvidoria busca assegurar os direitos de cada cidadão.

De acordo com o diretor da Penitenciária Psiquiatria Forense, Rogério Gominho, a ação de acolhimento é fundamental, “especialmente quando a gente busca dar esse apoio também aos familiares e na particularidade de nossos internos é primordial, como são pacientes psiquiátricos, que eles não percam esse vínculo familiar, tanto aqui na instituição e no momento quando eles terminam o tratamento de internamento. Então essas ações, que incluem a UNP, patrocinadas pela Igreja Universal, fortalecem esse vínculo familiar”, afirmou.

O bispo da Igreja Universal, Miguel Soares, comemora a parceria com a Seap e avalia que a ação social tem alcançado seus objetivos. “Esse evento tem sido de grande proveito, porque temos percebido que há uma grande mudança. O olhar dos familiares para a Secretaria, para os agentes, tem mudado muito e isto contribui para a ressocialização”, comentou.