Notícias

Seap conclui Curso de Capacitação com Cães para agentes penitenciários

publicado: 21/01/2019 23h00, última modificação: 07/05/2019 22h17

O Curso de Capacitação com cães foi concluído na tarde desta segunda-feira (21), na 6ª Companhia de Polícia Militar, localizada em Cabedelo. O curso, destinado a agentes penitenciários, foi promovido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds).

Estiveram presentes o secretário de Administração Penitenciária, tenente coronel Sérgio Fonseca, e o secretário executivo João Paulo Barros, o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, o sub-comandante do Bope, major Carlos Magno Fonseca; o comandante da 6ª Companhia, major Kelton da Silva; e o comandante do Canil, capitão Deuslanio Menezes, além dos monitores do curso, que pertencem à Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) e servidores dos órgãos que apoiaram a iniciativa.

Na ocasião, o secretário Sérgio Fonseca agradeceu a parceria entre o Sistema Penitenciário Paraibano e a Polícia Militar. “A PM é um dos pilares de sustentação do sistema prisional, são duas instituições que caminham lado a lado, e os resultados já podem ser percebidos”, observou. Ele ainda destacou que a profissionalização e as constantes qualificações são o melhor caminho para reduzir a violência e acrescentou: “Os agentes penitenciários reconhecem esse apoio e essa irmandade entre as forças de segurança da Paraíba”.

O coronel Euller Chaves também ressaltou a importância da parceria institucional, que, segundo ele, proporciona a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. “Esse processo educativo e profissionalizante não pode ter ilhas. Temos que construir cada vez mais pontes entre nós que fazemos a segurança pública, para que possamos combater o crime e, consequentemente, proteger a sociedade e a Administração Penitenciária é parte muito importante desse processo. O cotidiano nos exige parceria e confiança mútua, eu acredito que para mudar o mundo só através da educação, então vamos continuar mudando o mundo”, afirmou.

A agente penitenciária Ivana Leite, que falou em nome da turma, ressaltou: “É chegado o momento em que concluímos o nosso curso, após dias de aprendizado e mordidas, os nossos corações transbordam de alegria. Na carreira que abraçamos, temos mais um degrau conquistado, os momentos de sacrifício e de alegrias foram rompidos com dignidade e bravura”. Ela ainda comentou que “já estamos sentindo saudade dos boxes dos cães, que aprendemos a zelar e respeitar como os nossos lares”.