Se Liga No Enem Festival mobiliza mais de mil estudantes em Guarabira e Mamanguape

publicado: 23/09/2019 17h12, última modificação: 23/09/2019 17h17
Fotos: Diego Nóbrega
seect Se Liga no ENEM - Guarabira foto diego nobrega (7).jpg
seect Se Liga no ENEM - Guarabira foto diego nobrega (1).jpg
seect Se Liga no ENEM - Guarabira foto diego nobrega (4).jpg
seect Se liga no enem mamanguape Daniel Medeiros (1).jpg
seect Se liga no enem mamanguape Daniel Medeiros (4).jpg
seect Se liga no enem mamanguape Daniel Medeiros (5).jpg
seect Se liga no enem mamanguape Daniel Medeiros (6).jpg
seect Se liga no enem mamanguape Daniel Medeiros (7).jpg

Com o objetivo de preparar os estudantes da 2ª e 14ª Gerências Regionais de Educação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou, no último sábado (21), o Se Liga No Enem Festival nas cidades de Guarabira e Mamanguape. O evento reuniu mais de mil estudantes nas duas cidades e contou com aulas de revisão, redação, oficinas, laboratórios, preparação emocional, circuito de games educativos, concurso de cosplay, k-pop e campeonato de jogos eletrônicos LoL.

Em Guarabira, o evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, com a participação de 650 estudantes. Em Mamanguape, o Se Liga No Enem reuniu 380 estudantes na Escola Cidadã Integral Técnica João da Mata Cavalcanti de Albuquerque.

O destaque dessas edições foi o campeonato League of Legends (LoL), realizado na ECIT Mamanguape. LoL é um jogo eletrônico do gênero ‘multiplayer online battle arena’ com estratégias que contribuem para a formação do estudante como: raciocínio lógico, matemática, planejamento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O jogo é popular e realiza anualmente grandes torneios nacionais e o internacional World Championship.

Com o crescimento do interesse em jogos eletrônicos, a SEECT vem desenvolvendo várias ações que ampliem o repertório de conhecimentos dos estudantes. Para a edição do Se Liga no Enem Festival em Mamanguape foi desenvolvido um torneio local, com a participação de 20 estudantes da Rede Estadual e coordenado pelo estudante egresso do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática da ECIT Mamanguape, Davi Lindon Gomes, atualmente discente do curso de Licenciatura em Ciências da Computação na Universidade Federal da Paraíba. A equipe vencedora participante do torneio foi a equipe Oldmonkeys, da cidade de Rio Tinto.

Reta final - Com a aproximação do Enem, o gerente de Ensino Médio, Robson Rubenilson, afirma que os estudos serão reforçados. “Além do Se Liga no Enem Festival, que aconteceu em todas as 14 Gerências Regional de Educação e reuniu mais de 9 mil estudantes até agora, em outubro todas escolas estaduais irão realizar aulões de reta final com revisão, simulados, oficinas de redação e momentos de orientação emocional”, adiantou.

Para a estudante da ECIT Guarabira, Carolina Telles, que participou do Festival no último sábado, “o Se Liga é uma forma mais divertida e de incentivo para nós.  Recebemos pessoas que nos motivam a confiar em nós mesmos, mostrando que podemos tudo. As histórias de superação apresentadas de pessoas que conseguiram o seu projeto de vida nos anima e isso não tem preço”, falou.

O Se Liga no Enem – é um programa do Governo do Estado da Paraíba, que, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as Gerências Regionais; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnem’ Egressos (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.