Notícias

Saúde realiza reunião de planejamento para VI Caravana do Coração

publicado: 04/05/2018 00h00, última modificação: 29/05/2019 15h15
reuniao-da-saude-da-VI-caravana-do-coracao_foto-ricardo-puippe-2-270x191.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta sexta-feira (4) uma reunião para tratar da VI Caravana do Coração, que será realizada de 2 a 14 de julho deste ano. O encontro foi realizado no auditório do Hemocentro da Paraíba, na capital, e contou com a presença de profissionais da Atenção à Saúde da SES-PB, representantes do Círculo do Coração, gestores dos municípios polo da caravana, secretários de saúde, diretores de maternidades e coordenadores das Salas do Coração.

Durante a reunião foram abordados temas práticos para a realização da Caravana deste ano, como mortalidade materna na Paraíba, atendimento às gestantes de alto risco já captadas pelos municípios, capacitações de profissionais, atendimentos à microcefalia e cardiopatias, além de infraestrutura, material e recursos humanos necessários.

“Estamos aqui colocando em pauta os detalhes para a realização da VI Caravana do Coração. Essa oportunidade de discussão nos proporciona um crescimento em qualidade nos atendimentos para este ano, já que estamos ampliando os atendimentos também para a saúde da mulher, cuidados com perinatologia. A Caravana deste ano tem aspectos bem específicos, como o cuidado com a saúde materna. Qualificar atendimentos e cuidados, desde a gestação até o puerpério é uma de nossas prioridades”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES-PB, Patrícia Assunção.

Uma das novidades da Caravana do Coração 2018 é que apenas o atendimento aos bebês cardiopatas será realizado nas escolas. As gestantes de alto risco serão atendidas dentro das maternidades dos municípios pólo. Já as crianças com microcefalia serão atendidas em locais que ainda serão definidos. “Além dos bebês com cardiopatias e microcefalia, este ano o Governo do Estado está colocando uma atenção especial na questão da mortalidade materna. Diante do trabalho que a gente vem realizando com a mortalidade infantil, notamos que a taxa de mortalidade materna ainda é alta, e, por isso, este ano teremos todo um cuidado especial com as gestantes de alto risco”, explicou a representante da Gerência Executiva de Atenção à Saúde da SES-PB para a Caravana do Coração, Priscila Araújo.

Em 2018, a caravana contará com 120 voluntários. A meta é atender aproximadamente 2 mil pacientes. “A Caravana surgiu com o objetivo, inicial de dar assistência, com qualidade, às crianças com cardiopatia e, a seguir, foi sendo ampliada para crianças com microcefalia e gestantes. De 2011 até 2017, realizamos 204 mil atendimentos. O sucesso deste trabalho deve-se a cada um fazer a sua parte, com muita dedicação e, principalmente, amor”, disse a cardiologista pediatra, presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos.

De acordo com panorama da mortalidade materna na Paraíba apresentado pela Gerência Operacional da Resposta Rápida da SES, entre 2011 e 2017, morreram 250 mulheres de 111 municípios. Ainda segundo os dados apresentados, a maior causa das mortes é hipertensão arterial e 90% das mortes foram registradas nos hospitais; 44% das mulheres tinham entre 30 e 39 anos; 88% eram negras; 40% dona de casa e 92% das mortes maternas são classificadas como evitáveis.

Priscila Araújo lembrou também que, além dos atendimentos, a Caravana realiza capacitações para os profissionais de saúde locais. “A ideia não é só a gente ir até os municípios, atender e voltar. Lá realizamos atendimentos com os profissionais locais, capacitações, buscando melhorar a qualidade dos serviços. Temos sim a preocupação de melhorar os atendimentos, e pra isso os profissionais precisam ser capacitados, atualizados e qualificados. Assim podemos manter o alto nível de qualidade dos serviços e atendimentos da Caravana do Coração”, disse.

Na segunda quinzena de maio os municípios pólo começarão a receber visitas técnicas, com representantes da SES-PB e do Círculo do Coração, para avaliar os locais de atendimento. “Vamos passar por todas as maternidades e todos os locais que serão realizados os atendimentos. Essas visitas têm o objetivo de constatar se realmente será possível o atendimento nesses lugares. Caso a gente perceba que não será possível, iniciaremos uma adaptação do local para a oferta do serviço”, explicou Priscila.

A Caravana do Coração percorre anualmente 13 municípios paraibanos atendendo crianças com problemas cardíacos, microcefalia e gestantes e oferecendo capacitação aos profissionais de saúde. Até agora, foram 6.741 pacientes atendidos; 3 mil crianças identificadas com cardiopatias; 330 profissionais envolvidos e 2.418 capacitações de profissionais de saúde de todo estado.