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Saúde realiza oficina para qualificação da Atenção Primária

publicado: 19/07/2021 15h26, última modificação: 19/07/2021 15h26

Com o intuito de oferecer suporte técnico aos coordenadores da Atenção Básica (AB), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a 2ª etapa das oficinas de apoio aos municípios quanto às funcionalidades do Previne Brasil. A qualificação ocorrerá de forma on-line nesta quarta-feira (21), para a 3ª Macrorregião, e na quinta-feira (22) para a 1ª e 2ª Macro. 

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Socorro Pires, o objetivo das oficinas é prestar apoio institucional aos municípios no processo de fortalecimento da AB. A ideia é potencializar estratégias de cuidado para melhorar o alcance e a assistência. Ela explica que, desde fevereiro, a qualificação está ocorrendo e foi dividida por módulos que equivalem aos sete indicadores do programa Previne Brasil. 

Os sete indicadores são: Consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes. Na primeira etapa foram trabalhados os indicadores com interface na Atenção Materna. Neste segundo momento, o foco será nas doenças crônicas. 

“Vamos abordar a promoção da saúde com os fatores de proteção para as doenças crônicas como a prática de atividade física, a alimentação saudável. Além disso, teremos apresentação de experiências exitosas dos municípios e a participação de técnicos do Ministério da Saúde para falar sobre o programa Previne Brasil”, pontua. 

Previne Brasil é um novo modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O programa equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização, equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.