Governo realiza 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital e apresenta Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba

publicado: 19/07/2024 18h03, última modificação: 19/07/2024 18h03
IMG_8026.JPG
IMG_8173.JPG
IMG_8156.JPG
IMG_8083.JPG
IMG_8039.JPG
IMG_8066 (1).JPG
IMG_7978.JPG
IMG_8017.JPG

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), realizou, nesta sexta-feira (19), o 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital, com o tema “Saúde 4.0 - Desafios na Qualificação de Dados em Saúde”. O evento, que contou com a participação da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na ocasião, também foi apresentado o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba (Cieges-PB) – uma plataforma que possibilita a análise de dados atualizados e unificados, e o monitoramento de diversos indicadores da gestão da saúde estadual.

Além de discutir desafios, estratégias, avanços e perspectivas da saúde digital na Paraíba, o encontro também teve como objetivo compartilhar  experiências e conhecimentos adquiridos com os programas que já utilizam as tecnologias digitais com o intuito de aumentar a eficiência dos serviços, a exemplo do Saúde Meet, referência na área da telessaúde, com mais de 1.500 profissionais habilitados.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a Paraíba está avançando cada vez mais no que diz respeito à Saúde Digital. Durante a abertura, ele destacou a importância das parcerias estabelecidas com o Ministério da Saúde para a obtenção de resultados positivos nessa área, a exemplo da adesão dos 223 municípios ao programa SUS Digital, que colocou o estado como o primeiro do país a conseguir esse feito.

“Agora temos um novo desafio, que é integrar a rede de telemedicina do estado (já em execução através da Rede Cuidar, da TeleUTI e de outros serviços), trazendo sistemas de gestão hospitalar que, em pouco tempo, nos possibilite um conjunto de dados capazes de otimizar os custos em saúde aqui na Paraíba, porque, com uma boa base de dados, é possível otimizar a distribuição dos recursos e fazer com que a assistência especializada chegue a quem mais precisa”, enfatizou.

A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, também destacou o protagonismo da Paraíba na implantação de serviços digitais em saúde. “Fico feliz em saber que o estado já tem esse tipo de serviço em execução, através da telemedicina e da teleconsulta.”, disse ela, ao afirmar que o estado já apresentou um diagnóstico situacional. Em breve, segundo Ana Estela, será possível desenhar o processo digital com mais eficiência, “a partir da implantação do prontuário eletrônico, da integração dos sistemas de informação e da interoperabilidade com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)”.

Para o gerente de Tecnologia da Informação em Saúde da Paraíba, Kleyber Araújo, o Simpósio de Saúde Digital emergiu como um evento crucial tanto para o avanço da saúde e das tecnologias digitais que já vêm sendo desenvolvidas na Paraíba quanto para o planejamento de novos programas e sistemas.

“A tecnologia, hoje, é inerente em todas as áreas de conhecimento. Esse evento marca de maneira efetiva o status da gestão estadual no que tange à transformação digital. Estamos trabalhando efetivamente para que, a partir desses dispositivos, possamos levar aos cidadãos e usuários do SUS o melhor serviço de saúde”, afirmou Kleyber.

Também participaram do evento o secretário executivo de Rede Hospitalar da Paraíba, Patrick Lacerda; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino; o líder de Projetos da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e Plataforma Conecte SUS, Josélio Emar de Araújo; o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), Sandro Terabe, entre outras autoridades locais e nacionais.

Cieges-PB - O Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados. A iniciativa facilita o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão, o planejamento estratégico e a consulta de informações.