Notícias
Saúde promove qualificação de profissionais sobre urgência e emergência materno-infantil
Hemorragia Pós-Parto, síndrome hipertensiva e transporte seguro da gestante foram os temas da qualificação “Competências dos profissionais de saúde na rede de urgência e emergência sobre condições obstétricas”, para profissionais da Rede de Atenção Materno-infantil e de urgência e emergência, de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais de referência materno-infantil da Paraíba.
O curso, realizado nesta terça-feira (06) pela manhã e à tarde de forma remota, foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção Especializada, e tem como objetivo apresentar ensinamentos por meio de profissionais especializados nos temas que são as maiores causas da morte materna – hemorragia pós-parto, síndrome hipertensiva e transporte seguro.
Esta é mais uma ação que a SES vem adotando para a redução da mortalidade materna. “Reduzir a mortalidade materna é uma ação prioritária dessa gestão que se reflete em várias frentes de trabalho, entre elas a regulação de leitos obstétricos iniciada em março de 2022. Entre 2021 e 2022 houve uma queda na mortalidade materna de 71,8%, em todo estado. Qualificar os profissionais da área é mais uma tentativa de diminuir este percentual”, pontuou a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega.
As aulas foram ministradas pela manhã pelas ginecologistas obstetras Débora Beltrammi, sobre Hemorragia Pós-Parto, e Sandra Albuquerque, sobre condições clínicas das síndromes hipertensivas e, à tarde, a médica pediatra Erika Rivenna, com larga experiência no Samu, sobre transporte seguro nos casos de síndrome hipertensiva e hemorragia.
“Como estes temas tratam das maiores causas de morte materna, estamos oferecendo essa qualificação para os profissionais de saúde do estado que trabalham na área materno-infantil, para que os ensinamentos que já possuem possam ser cada vez mais atualizados, na tentativa de reduzir cada vez mais a mortalidade”, disse a técnica da Gerência Executiva de Atenção Especializada, responsável pelas pautas da Rede materno-infantil na Atenção Especializada e Hospitalar da SES, Perla Carreiro.
O evento acontece online no canal do YouTube da ESP-PB pelo link https://www.youtube.com/watch?v=UTg7-w81y1E (manhã) e https://www.youtube.com/watch?v=Ol99JIMsTxM (tarde), onde ficará disponibilizado para consultas posteriores.