Saúde promove oficina de avaliação do projeto Vacina Mais Paraíba

WhatsApp Image 2024-08-06 at 14.39.59.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-06 at 14.39.59 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-06 at 14.39.59 (3).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunização, iniciou, nesta terça-feira (6), mais uma Oficina de Avaliação do projeto Vacina Mais Paraíba, com o objetivo de analisar e planejar as estratégias das campanhas de vacinação no estado. O evento acontece até esta quarta-feira (7), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunização, Márcia Mayara, a oficina é voltada para coordenadores regionais e apoiadores institucionais do Programa Vacina Mais Paraíba, que atende os 223 municípios paraibanos. “Faremos uma avaliação das nossas ações, dos pontos que avançamos e dos pontos que ainda precisamos avançar, para que a gente possa melhorar cada vez mais as nossas coberturas no estado e fortalecer as ações de imunização junto aos municípios”, pontuou.

A Oficina de Avaliação, segundo Márcia Mayara, também contribui positivamente para o aumento da cobertura vacinal em todo o território paraibano. “A partir dos dados e das avaliações dos apoiadores e coordenadores, comprovamos uma melhoria na cobertura vacinal. Se compararmos o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, percebemos um aumento nas taxas de vacinação, fazendo com que a Paraíba seja destaque nacional em determinadas coberturas vacinais”, avaliou a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunização.

Vacina Mais Paraíba - Lançado em 2022, o projeto Vacina Mais Paraíba  tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações - para o fortalecimento da operacionalidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação - fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal; e sistemas de informação - aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.

A iniciativa já alcançou prêmios nacionais, tendo sido o mais recente conquistado em novembro de 2023, quando alcançou o segundo lugar na modalidade oral da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.