Saúde promove I Workshop Macrorregional de Processamento e Faturamento em Saúde na Paraíba

publicado: 17/10/2023 18h08, última modificação: 17/10/2023 18h08
WhatsApp Image 2023-10-17 at 17.58.36.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-17 at 17.58.37 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-17 at 17.58.37 (2).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta terça-feira (17), o I Workshop Macrorregional de Processamento e Faturamento em Saúde na Paraíba. O evento, realizado no auditório do Centro Educação da Polícia Militar, foi direcionado aos diretores e técnicos responsáveis pelo faturamento em saúde da gestão municipal e estadual, a fim de promover o fortalecimento dos Sistemas de Informações Hospitalares do SUS (Sihsus) e Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), assim como do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A secretária executiva de Regulação e Avaliação da Assistência, Lidiane Nascimento, explicou que as informações inseridas no registro integral da produção assistencial são bases fundamentais para a organização, a gestão e a efetivação das ações e serviços do setor de saúde. Com esses dados é possível conhecer a real situação dos pacientes e, por conseguinte, a situação da saúde pública do estado.

Registros parciais, com as informações incompletas, dificultam a elaboração de políticas públicas mais assertivas. Por isso, a importância do monitoramento dessa produção nos sistemas, junto aos municípios e Unidades Estaduais, como pontuou a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega: “É preciso que todas as informações sejam inseridas nos sistemas para que o Ministério da Saúde cada vez mais visualize o quanto que o estado vem produzindo e automaticamente aumente os recursos para o SUS da Paraíba”, reforçou.

A Paraíba segue atualizando as unidades e reforçando a qualificação dos profissionais que atuam diretamente com sistema e fornecimento de dados. De acordo com o secretário de Saúde do município de Juripiranga, Jammes Araújo, o conhecimento específico repassado na capacitação possibilitará um tratamento adequado para as informações produzidas pelas secretarias. “Hoje estão sendo repassadas informações importantes que a gente espera que sejam reproduzidas nas regiões de saúde, para que os municípios possam compreender melhor o faturamento, a inserção dos dados nos sistemas, e que o estado continue oferecendo esse tipo de formação”, completou o gestor.

O evento dividiu-se em dois momentos: no período da manhã foram realizadas palestras sobre Sistema de Informação Ambulatorial e Hospitalar em saúde no SUS, CNES e Faturamento. Durante a tarde, ocorreram rodas de conversa com os técnicos responsáveis pelo faturamento e os gestores dos estabelecimentos de saúde sob gestão estadual, com discussões e apontamentos sobre as problemáticas encontradas no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos (SCNES), Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimento e Medicamento, e OPM do SUS – (SIGTAP) e também sobre os instrumentos de registro das informações hospitalares e ambulatoriais.