Saúde promove curso de Sala de Vacina para enfermeiros e técnicos

publicado: 27/04/2018 00h00, última modificação: 21/05/2019 15h00

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promoveu nesta sexta-feira (27), no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na capital, o encerramento do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Sala de Vacina para turmas da 1ª Macrorregional de Saúde. O curso teve duração de 16 horas de aulas presenciais e mais 44 horas de ensino a distância (EAD). A 2ª Macrorregional de Saúde concluiu as atividades do curso no dia 16 de abril e as 3ª e 4ª Macros no dia 20 de abril. Cerca de 2 mil profissionais já foram qualificados em todo o Estado.

O curso é destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na rede de salas de vacina do SUS na Paraíba e tem por objetivo proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para conduzirem, estrategicamente, a implementação das normas e rotinas em vacinação, segundo orientações do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (PNI/MS).

“A capacitação desses profissionais visa fortalecer a prática de saúde, além de trazer impactos positivos quanto aos indicadores de imunização, bem como mudanças no processo de trabalho nos serviços da rede de sala de vacina em todo estado”, comentou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

A imunização é uma temática que exige atualização, pois passa por mudanças constantes. “Buscamos unir a teoria com a prática, utilizando metodologias ativas, onde os alunos são protagonistas do conhecimento, ou seja, são eles mesmos que procuram as respostas para os questionamentos do cotidiano nas salas de vacina”, explicou a enfermeira e uma das tutoras da capacitação, Elma Galdino Brandão.

A enfermeira Maria Azevedo atua na sala de vacinação da Unidade de Saúde da Família do Colinas do Sul II, em João Pessoa, e reconhece a importância da capacitação. “Nós temos muitas atribuições no dia a dia e acabamos esquecendo muitas informações essenciais para o trabalho. Capacitações como essa nos trazem muitos conhecimentos que, por consequência, garantem a segurança dos usuários. Trocamos experiências e conhecemos profissionais com realidades diversas”, disse ela.