Saúde promove curso de identificação do Aedes

publicado: 03/07/2018 00h00, última modificação: 15/05/2019 09h06

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Entomologia, promove o curso de formação profissional intensivo sobre identificação do Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os principais transmissores da Dengue, Chikungunya e Zika. A capacitação, com carga horária de 80 horas (distribuídas em 10 dias), vai propiciar o reforço do suporte técnico da vigilância ambiental nas 1ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 9ª, 11ª e 12ª Gerências Regionais de Saúde e, consequentemente, melhorar a tomada de decisão para o controle dos vetores.

O curso prático acontece na sede do Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional da Paraíba (NEPO) até o dia 13 de julho.

“Considerando a situação de transmissão de arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika e o agravamento da transmissão da febre amarela no país, o Estado da Paraíba tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti e ao Aedes albopictus. Uma das medidas priorizadas foi reforçar a Rede Estadual de Laboratórios de Entomologia, como ferramenta fundamental para agilizar as informações sobre o indicador principal de risco de transmissão das arboviroses: presença e níveis de infestação de agentes transmissores”, informou a coordenadora do Núcleo de Entomologia da SES, Laura Ney.

Rede – A Rede Estadual de Laboratório de Entomologia da SES é composta por 18 unidades, distribuídas nos municípios sedes de Gerência Regional de Saúde (GRS) e em alguns municípios considerados eventuais portas de entrada para a circulação de vírus. A Rede é coordenada pelo Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional da Paraíba (NEPO), que realiza o controle de qualidade dos laboratórios, a capacitação dos profissionais em identificação de vetores e investigação entomológica para subsidiar a vigilância epidemiológica e direcionar as ações de controle das doenças.

registrado em: , ,